app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA10012020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 10/01/2020 - Matéria atualizada em 10/01/2020 às 06h00

Retomando

O Avante trabalha, desde já, para reconquistar a ‘cadeira’ de deputado federal em Alagoas. E começa buscando se fortalecer nas eleições municipais. O presidente estadual da legenda, Marco Toledo, avalia que o partido terá candidatos a vereadores e a prefeitos em mais da metade dos municípios alagoanos este ano.


Largando

A ‘largada’ do Avante para as eleições de 2020 será dada neste sábado, 11, durante encontro estadual do partido, que promete cerca de 250 lideranças políticas da capital e do interior alagoano. O presidente nacional do partido, deputado federal por Minas Gerais, Luís Tibé, confirmou participação no evento. Tibé também deve anunciar o nome do pré-candidato a prefeito do partido em Maceió.


Reunindo

O Encontro Estadual do Avante Alagoas, acontece a partir das 13 horas, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Jatiúca. O evento também contará com a participação de lideranças de outros partidos com atuação em Alagoas.


Destinos...

O Terminal Rodoviário João Paulo II, em Maceió, registrou em dezembro passado uma movimentação de 125.537 passageiros (69.743 embarques e 55.794 desembarques). Diferente do transporte aéreo nesse modal, predominam viagem para destinos mais próximos da capital alagoana.


… regionais

No transporte interestadual, as cidades do Recife/PE (22%), Salvador/BA (17%), Aracaju/SE (15%) e João Pessoa/PB (03%), juntas, representaram 60% dos destinos mais procurados neste modal no mês de dezembro, sendo que o restante (40%) foi para destinos diversos. No transporte intermunicipal se destacaram as cidades do litoral Norte de Alagoas, principalmente Porto Calvo, Maragogi e Porto de Pedras, seguidas de Arapiraca, no Agreste do estado.


Sertão...

No período de fevereiro de 2015 a março de 2019, o programa Sertão Empreendedor focou nas atividades de apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, caprinocultura e ovinocultura, desenvolvendo para cada uma delas uma versão adaptada da metodologia Balde Cheio para capacitação técnica.


...Empreendedor

Em termos de números, os resultados são impressionantes: 82% dos empreendimentos beneficiados com tecnologias de convivência com o semiárido implantadas, obtiveram 482% de aumento no faturamento, saindo do valor bruto de R$ 3.306,57, em 2015, para R$ 19.228,89, em 2019. Essas conquistas tiveram uma base de participação e adesão de 90% aos produtos e serviços ofertados pelo Sebrae, incluindo um crescimento de 113% na adesão às ferramentas básicas de gestão nos empreendimentos.


Aprendizagem

Na parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) que promoveu a alfabetização de 900 jovens e adultos, em 12 municípios. Além da realização de 40 cursos de informática básica para 600 pessoas, como forma de promover a transformação digital da vida no campo.


Endividados

O porcentual de famílias com dívidas aumentou 0,5 ponto em dezembro ante novembro de 2019, para 65,6%, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio. Em relação a novembro de 2018, quando o porcentual de famílias com dívidas era 59,8%, a alta foi de 5,8 pontos.


Agendamento

Os alagoanos que precisarem dos serviços disponibilizados na Central Já! do Shopping Farol agora podem agendar, de maneira simples, o atendimento para a unidade. Disponível de forma online, a plataforma de agendamento permite que os cidadãos reservem horários para os serviços de órgãos como Procon, Sefaz, Instituto de Identificação, Semec e Casal.


Como fazer

Desenvolvida pela Seplag, a ferramenta, que já está ativa na unidade do Centro de Maceió, tem fácil usabilidade e funciona de forma intuitiva. Para agendar o horário, basta acessar o site https://agendamento.seplag.al.gov.br/, fazer o login com o CPF ou realizar um breve cadastro na plataforma. Para mais informações, entre em contato com a SAC pelo número 3315-1842.

Mais matérias
desta edição