loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 07/07/2025 | Ano | Nº 6004
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA30012020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Fazendo a…

O deputado estadual Cabo Bebeto (PSL) é, até que mude o cenário, pré-candidato a prefeito da capital. “Eu conheço bem Maceió, conheço as características de cada bairro, eu poderia fazer diferença. Isso é o que me atrai”, aponta Bebeto.

...diferença

Bebeto foi o deputado mais votado na capital em 2018. Dos 31.573 votos no Estado (2,11% dos válidos), foram 22.066 deles em Maceió (5,40%). Para ser candidato, ele precisa de um partido para chamar de seu.

“Tô fora”

Com a saída de Jair Bolsonaro do PSL, Bebeto só continua no partido por força de lei. “Acho praticamente impossível ser candidato pelo PSL. Não tenho me envolvido mais no PSL em nada”. Agora, Bebeto aposta na criação do Aliança Pelo Brasil. Se o partido for criado a tempo, ele poderá trocar de legenda e disputar a prefeitura.

Depende dos números

“A primeira questão de eu ser ou não candidato, o que vai pesar para minha decisão são as pesquisas. Se o nome aparecer bem, se eu sentir que realmente tenho chance, serei candidato”, avisa Bebeto.

Emprego

Os pequenos negócios no Brasil mantiveram, em 2019, um desempenho na geração de vagas de trabalho formal superior ao registrado pelas médias e grandes empresas, resultando no melhor saldo de empregos formais para esse segmento dos últimos cinco anos. Segundo análise do Sebrae feita a partir de dados do Caged, os pequenos negócios terminaram o ano com um saldo de 731 mil postos de trabalho, número 22% acima do registrado em 2018.

Alagoas

O cenário econômico das micro e pequenas empresas de Alagoas acompanhou o resto do país na comparação com as médias e grandes empresas, no período de janeiro a dezembro de 2019, registrando a geração de mais de 6 mil empregos. O destaque do ano passado foram os segmentos de serviços, agropecuária e construção, responsáveis pelo saldo positivo no ano passado.

Fechado

A unidade do serviço Juceal Express situada no Maceió Shopping não funcionará nesta sexta-feira (31). Como alternativa para o protocolo de processos empresariais, a Junta Comercial do Estado de Alagoas destaca o pleno funcionamento dos outros postos descentralizados de atendimento disponíveis na capital alagoana, estabelecidos na sede do órgão, no bairro Pinheiro, no Sine Jaraguá, no Shopping Pátio e no Parque Shopping. A unidade terá retorno de seu funcionamento normal na segunda-feira (03).

Suspenso

A unidade situada em São José da Tapera consta com os serviços suspensos nesta semana. O novo servidor que realizará o atendimento no local está em fase de treinamento e o posto descentralizado contará com retorno também na segunda-feira (03). No Sertão, próximo ao município, estão disponíveis as unidades situadas em Pão de Açúcar, Palestina e Olho d’Água das Flores.

Onde encontrar

Todos os horários e os endereços das 29 unidades do serviço Juceal Express estão disponíveis no site da Junta Comercial, podendo ser visualizados através do portal juceal.al.gov.br clicando no ícone Locais de Atendimento.

Comércio

Os feriados de 2020 devem acarretar num prejuízo de R$ 570 milhões para os setores do comércio e de serviços em Alagoas, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). De acordo com a entidade, cada dia produtivo destes setores em Alagoas gera, em média, R$ 57 milhões e, este ano, serão 10 feriados nacionais em dia útil.

Comércio 2

Embora os feriados em dias úteis possam beneficiar algumas atividades, como o turismo, acabam por gerar prejuízos devido à queda na produção ou, em caso de atividade, devido ao aumento dos custos da operação, já que a legislação trabalhista assegura folga compensatória ou pagamento em dobro nestes dias. Além disso, uma boa parte das lojas fecham, deixando de faturar. “É o que chamamos de PIB real contra o PIB potencial”, explica o assessor econômico da Federação, Felippe Rocha.

Relacionadas