app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA05022020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 05/02/2020 - Matéria atualizada em 05/02/2020 às 06h00

Encontro

O presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, recebeu os empresários Janea Mota Dantas e Flávio Dantas, diretores da Natville, empresa que acaba de chegar a Alagoas. “É um dos grandes grupos do setor de laticínios. Instalando-se aqui, vai contribuir com a fixação do homem no campo, movimentar a economia na região”, afirmou o presidente.


Investimento

Sergipana do município de Nossa Senhora da Glória, a empresa incorporou um laticínio em União dos Palmares, onde vai coletar e envasar leite. Satisfeita com a ampliação de sua indústria, que já coleta mais de 100 mil litros/dia no Estado, a empresária Janea Motta Dantas disse que a reativação do laticínio cria as condições para o desenvolvimento não só onde está instalado, mas também dos municípios em seu entorno.


Consumo

A pesquisa do Índice de Consumo das Famílias (ICF), desenvolvida pelo Instituto Fecomércio AL/CNC, aponta alta de 1,1% na variação mensal, colocando janeiro de 2020 como o terceiro mês consecutivo de aumento no consumo de bens e serviços em Maceió.


Reflexos

O crescimento do consumo de novembro a janeiro tem como um dos principais fatores o 13º salário e o saque imediato do FGTS, segundo Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL).


Queda

Apesar do ano ter iniciado com alta, o economista diz que o consumo ainda está abaixo do esperado. “Quando comparamos com janeiro do ano passado, o consumo é 5,62% menor. Essa diferença pode ser explicada pelo fato de os consumidores estarem mais inseguros em relação à manutenção de seus empregos”, explica Felippe.


Oficializando

O PSC vai realizar no próximo dia 13, a partir das 8h30, no Hotel Ponta Verde, o encontro estadual do partido. O presidente nacional do PSC, Everaldo Dias Pereira, confirmou presença. No encontro, que marcará a posse do prefeito Renato Filho na presidência estadual, serão anunciados os planos da legenda no Estado.


No jogo

No interior, o partido deve disputar de 10 a 15 prefeituras, calcula Renato. “Estamos avaliando o cenário em cada cidade. Vai depender muito das composições em cada local, especialmente porque não pretendemos fazer oposição a candidatos apoiados pelo governo”, pondera.


Por ‘tabela’

Na capital de Alagoas, o PSC vai apoiar o candidato do governo à prefeitura. O maior peso do partido para o grupo do Palácio dos Palmares, no entanto, é mais pelo tempo de TV que ‘tira’ de João Henrique Caldas (PSB) do que pelo que dará ao candidato do governo à prefeitura, que deve ser mesmo Alfredo Gaspar de Mendonça.


Reforço

O PSC em Alagoas deve receber a filiação da deputada estadual Fátima Canuto. Eleita pelo PRTB, a parlamentar fez consulta à Justiça Eleitoral. Como o PRTB não alcançou a cláusula de barreira, o TRE de Alagoas aceitou a tese de justa causa para saída do partido. Fátima, no entanto, deve esperar uma posição em definitivo do TSE e por isso sua filiação não deve ocorrer antes do encontro estadual, que acontecerá na próxima semana.


Novo voo

A Gol Linhas Aéreas, em parceria com a Voepass (Passaredo), irá inaugurar um novo voo entre Maceió e Salvador. Operados pela aeronave ATR-72, com capacidade para 68 assentos, a rota começa a operação no dia 18 de março e os bilhetes estarão disponíveis para venda a partir desta quarta-feira (05).


Nova opção

Atualmente só existe um voo entre Maceió e Salvador, trecho que é operado pela Azul desde setembro do ano passado. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, avalia que o novo voo irá fomentar ainda mais o fluxo de turistas para Alagoas.

Mais matérias
desta edição