app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA08022020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 08/02/2020 - Matéria atualizada em 08/02/2020 às 06h00

Data marcada

O procurador Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, renovou as férias (ele tem algumas acumuladas) e talvez não reassuma mais a função, nem a carreira de promotor no Ministério Público Estadual. “Ele deve sair em definitivo do MP entre 2 e 5 de março”, avisa um interlocutor.


Por exclusão

Gaspar sairá do MP (se realmente se confirmar a decisão) para disputar a prefeitura de Maceió. Ele tem conversado com diversas lideranças em busca de partidos mais apropriados ao seu perfil. Várias legendas foram excluídas, por diferentes motivos. E, avisa o interlocutor, hoje o PGJ estaria entre duas legendas: PL ou PSL.


Caminhos

Se for para o PL, Gaspar sinaliza para a presença de Renan Filho em seu palanque. Se for para o PSL, o PGJ abre espaço para uma aproximação com o grupo de Rui Palmeira. Se vai conseguir colocar prefeito e governador juntos não se sabe. Mas bem que ele gostaria.


Café da Manhã

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), junto com as instituições Coplas, Cafisa e Niagra, irá realizar, na próxima segunda-feira, 10, um café da manhã, a partir das 8h, na sede da CPLA Maceió, com presença do novo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, João Lessa e do Deputado Federal Marx Beltrão.


Encontro

Na ocasião, serão apresentadas ao novo secretário as intenções dos produtores da região, além da importância da continuidade do programa do leite e o avanço na estruturação para a reabertura da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) de Batalha. O encontro contará também com presença das lideranças de mais de 30 municípios alagoanos, todos cooperados da CPLA.


Master Cana

O setor sucroenérgico do Estado de Alagoas foi o grande homenageado no Prêmio MasterCana 2019-2020. A tradicional premiação reuniu na noite da última quinta-feira, 6, em uma cerimônia no Recife, gestores, industriários e representantes que se destacaram no cenário atual do cultivo de cana-de-açúcar na região Nordeste.


Premiados

Entre as pessoas físicas e jurídicas de Alagoas que foram premiadas no MasterCana 2019/2020, estão: Novabio, na categoria Entidade do ano, o empresário Mário Luiz Lorencatto, CEO da Usina Coruripe, como Executivo do Ano, a Usina Utinga Leão, pela Gestão em Responsabilidade Empresarial, a Cooperativa Pindorama, pela Performance na Diversificação de Negócios, a Usina Serra Grande, com a Gestão de Programas de Qualidade e Produtividade, a Usina Caeté, no quesito Bioeletricidade, Tecnologia e Inovação, e o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), como Liderança Política.


Bom desempenho

Para o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas – Sindaçúcar/AL e presidente do Conselho Deliberativo da Novabio, Pedro Robério Nogueira, a solenidade representou a união da categoria produtiva do Nordeste e, principalmente, um momento de evidenciar o trabalho de excelência que vem sendo feito em Alagoas para o fortalecimento do setor. “Ver Alagoas sendo protagonista entre os homenageados funciona como um estímulo para demonstrar que estamos no caminho certo”.


Reduzindo

O Banco do Nordeste acaba de anunciar redução das taxas de juros nos produtos de crédito comercial, com foco na disponibilização de recursos ainda mais atrativos para empresas de todos os portes de sua área de atuação. A iniciativa acompanha o movimento de redução de taxa de juros básica, a Selic, realizado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) esta semana.


Empresarial

Dentre os produtos alcançados pela redução dos encargos financeiros, destacam-se a Conta Empresarial e a Conta Empresarial MPE, produto de crédito semelhante a um cheque especial cujas taxas iniciam-se em 2,86% ao mês, atrativas quando comparadas com as taxas praticadas no mercado. O Giro Especial, produto destinado a financiar o capital de giro de empresas de forma customizada a seus fluxos de caixa, com prazo total de até 48 meses, tem novas taxas, iniciando-se em 0,56% ao mês.

Mais matérias
desta edição