app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA13022020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 13/02/2020 - Matéria atualizada em 13/02/2020 às 06h00

Façam suas apostas

Está aberto o período de caça a candidatos a vereador em todos os municípios. Com as novas regras, onde coligações proporcionais não são mais permitidas, o que se espera é que sejam formadas de três a quatro chapas viáveis na maioria das cidades alagoanas.


Regra

No momento, a maior procura das lideranças partidárias é por mulheres. A legislação obriga que pelo menos um terço das vagas de cada chapa seja preenchido por elas.


Exceção

Fogem à regra as maiores cidades, especialmente Maceió e Arapiraca. Nas duas cidades, segundo avaliação de especialistas, é possível formar até seis e quatro chapas, respectivamente.


Quem vai querer?

A maior dificuldade tem sido enfrentada pelos vereadores de mandato. Na maioria dos partidos, especialmente os menores, eles não são aceitos.


Agilidade

A Juceal ampliou para cinco os pontos de atendimento em Maceió, expandindo o horário de funcionamento e a proximidade com o cliente, através do serviço Juceal Express, que foi estabelecido a fim de oferecer locais descentralizados para que o empresário possa dar entrada com rapidez ao seu processo. O que o órgão espera, com a iniciativa, é acelerar a abertura de novos negócios não só na capital alagoana, mas em todo o Estado.


Locais

Além da sede da Juceal, no bairro Pinheiro, em Maceió, outras unidades de atendimento também estão disponíveis. No Sine Jaraguá e nas Centrais Já! disponibilizadas no Shopping Pátio, no Maceió Shopping e no Parque Shopping, a última a ser inaugurada. Os horários e os endereços dos postos descentralizados situados em Maceió e espalhados ao redor do Estado podem ser conferidos no site da Junta Comercial, na aba “locais de atendimento”.


Serviços

Nas unidades, o empresário pode dar entrada aos processos de abertura, alteração e baixa empresarial, além dos considerados eventos exclusivos – aqueles que não interferem nas entidades integradas à Redesim. Com a gradativa ampliação dos postos centralizados, notou-se também um aumento no número de processos protocolados. Somente em 2019, foram 29.044 protocolos promovidos em Maceió, um crescimento de 11% em relação a 2018 e de 21% em relação a 2017.


Encontro

O presidente nacional do PSC, Everaldo Dias Pereira, o pastor Everaldo, vem a Maceió nesta quinta-feira para participar do encontro estadual que marcará a nova fase do partido em Alagoas. O encontro será realizado a partir das 8h30 num hotel de Maceió.


Posse

O encontro também marcará a posse da nova executiva do PSC, além de debater a nova lei eleitoral. Quem assume formalmente a presidência da direção estadual é Renato Filho, prefeito do Pilar. O evento deve reunir lideranças políticas de mais de 30 municípios. Será a largada para tentar colocar do partido na “primeira divisão” da política alagoana.


Planos

A meta é chegar a 2020 com plenas condições de eleger ao menos um deputado federal, além de uma bancada na Assembleia Legislativa. Nesse quesito, o partido terá ao menos uma representante na Casa de Tavares Bastos.


Abonando

Entre as filiações esperadas nesta quinta-feira estão a do médico Renato Resende Rocha, que pode compor a chapa majoritária em Maceió como candidato a vice, e do agropecuarista e empresário Álvaro Vasconcelos, que deve assumir a presidência do diretório de Maceió. O ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano, também deve se filiar ao PSC e pode disputar pelo partido a prefeitura de União dos Palmares.


Comitiva

Apresentar a estrutura, oportunidades e incentivos fiscais oferecidos pelo Estado de Alagoas e, em especial, pelo município de Teotônio Vilela para instalação de novos empreendimentos foi a principal razão da ida à Joinville, em Santa Catarina, da comitiva formada pelo prefeito Joãozinho Pereira, pela deputada estadual Jó Pereira e pelo superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Sedetur, André Luiz Gomes da Silva.

Mais matérias
desta edição