loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA28022020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Escolhas

Agora oficialmente fora do PSDB, Rui Palmeira deve embarcar em outro partido até o começo de março. Além do convite do Podemos, feito por Tácio de Melo, o prefeito da capital de Alagoas já recebeu outros dois convites. Flávio Moreno abriu as portas do PSL e agora o secretário de Saúde e ex-vice governador apresentou o DEM como opção.

Confirmando

Presidente estadual do Democratas em Alagoas, José Thomaz Nonô revelou em entrevista ao Diário do Poder que renovou o convite a Rui Palmeira durante contato por telefone, no domingo de carnaval, quando o prefeito ainda estava em Brasília (DF).

Explicando

“Há muito tempo, quando começaram as trepidações no PSDB, eu enfatizei ao Rui: ‘Eu acho difícil você ficar no PSDB’. Eu quero dizer que o DEM está às suas ordens’. E reiterei quando conversei com ele: ‘O DEM sempre esteve, continuará estando à sua inteira disposição. Agora, se ele vem, quando vem, isso eu não sei, porque não tenho nenhuma sinalização concreta. Se quiser vir, será extremamente bem recebido”, disse Nonô, ao Diário do Poder.

Três vezes…

Com a proposta de ofertar animas de alto padrão genético das raças guzerá, nelore e santa gertrudis, o Leilão 3 Histórias celebra sua segunda edição, que ocorrerá no dia 20 de março, em Aracaju/SE. O remate, que traz animais da raça santa gertrudis, da Fazenda Mangabeira do criatório do promotor Gustavo Barreto, fará parte da programação da Feira de Agronegócio do Estado de Sergipe (Faese), a ser realizada no Parque de Exposições João Cleófas. Segundo os promotores do evento, na edição anterior, 100% dos lotes foram vendidos para criadores de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

...3 três histórias

O remate promovido pelos criadores Gustavo Barretto, Sérgio Santana e Everaldo & Alexandre Rocha chega à terceira edição com expectativa de crescimen. “O leilão tem superado todas as nossas expectativas de faturamento. Mostrou o destaque que essas raças possuem no mercado e todos os pecuaristas puderam ter a certeza da qualidade do gado santa gertrudis”, aponta Barreto. Ele adianta que nesta edição serão ofertados animais com a mesma qualidade genética, colocando à disposição dos compradores o que há de melhor na pecuária bovina do Nordeste, comprovando a seriedade da seleção.

Preocupando

Os fornecedores de cana alagoanos estão preocupados com o baixo índice pluviométrico registrado durante o período da safra 19/20 (de setembro a janeiro), que pode afetar a produção no próximo ciclo no Estado. De acordo com o assessor técnico da Asplana, Antônio Rosário, as precipitações baixas no período de verão afetaram não só a renovação dos canaviais, mas também as socarias.

Efeitos

“As socarias de início de safra, que brotaram muito bem, têm sofrido ao longo da safra. O que esperamos é que na safra 20/21 a gente consiga chegar aos números que em estamos nos aproximando nesta safra. Já não é mais aquela estimativa que tínhamos em mente, mas há um comprometimento, a gente sabe que a lavoura canavieira tem um processo de recuperação muito bom”, atenta o assessor técnico da Asplana.

Por região

As regiões mais afetadas são as dos fornecedores de cana da região centro e sul do Estado de Alagoas. Para Rosário, lá estão os fornecedores que mais têm sofrido com a falta de chuvas. “São esses que sofrem mais. E parte das usinas que não têm irrigação. Nem todas têm 100% de sua área irrigada”, esclarece.

Desdobramentos

No Brasil a confirmação do primeiro caso de coronavírus afetou o mercado, derrubando principalmente ações de empresas aéreas. No caso de Alagoas, se confirmado o caso suspeito da doença anunciada ontem, envolvendo um homem de 66 anos, é provável que tenha num primeiro momento um forte impacto no setor do turismo, um dos mais importantes na economia estadual.

Comunicando

A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar nesta sexta-feira (28/02) uma coletiva de imprensa, a partir das 11h sobre o primeiro caso suspeito de COVID-19 em Alagoas. A coletiva terá a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. A coletiva será na sede da Sesau, localizada na Avenida da Paz, 978, bairro de Jaraguá, em Maceió.

Relacionadas