app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA13032020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 13/03/2020 - Matéria atualizada em 13/03/2020 às 06h00

Sem contaminação

Apesar da turbulência na economia mundial por reflexo do coronavírus, com direito a queda de preço do petróleo e das bolsas de valores, o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, declarou que não existe impacto negativo provocado pela doença na comercialização tanto de açúcar quanto de etanol.


Longo prazo

“Isso só poderá ocorrer caso se instale uma longa e profunda redução da atividade econômica mundial”, avalia Pedro Robério, acrescentando que em relação ao câmbio “está havendo reflexo positivo nesse saldo de comercialização ainda por se realizar”, destacou.


Em Arapiraca

O presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, esteve em Alagoas na terça-feira (10) para empossar a nova executiva estadual. Durante a solenidade, foi anunciada a pré-candidatura de Cláudio Canuto, que deve disputar a prefeitura de Arapiraca e também assumiu a presidência estadual do partido.


Em Maceió

O Patriota também cogita a possibilidade de anunciar uma possível pré-candidatura à prefeitura de Maceió de um empresário do ramo da construção civil, mas ainda segue em fase de articulações.


Na disputa

O partido pretende ter candidatos na disputa pelo cargo de chefe do executivo municipal em doze cidades de Alagoas. A solenidade aconteceu no auditório do Maceió Mar Hotel e contou com a presença do filiado e vereador pela cidade de Maceió Siderlane Mendonça, do deputado estadual Cabo Bebeto, do PSL, dentre outras lideranças locais e nacionais.


ExpoAlagoas

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva, confirma a realização de mais uma ExpoAlagoas Genética. A exposição, que este ano acontece de 13 a 17 de maio, no Parque da Pecuária, em Maceió, chega à sua décima edição, consolidando-se como um dos maiores eventos agropecuários do Nordeste, que abre o calendário de exposições de Alagoas.


Mega Leite

“Completamos uma década com uma exposição que a cada ano se fortalece. Neste período, conseguimos trazer a Mega Leite Nordeste, que é um circuito interestadual que faz parte do calendário nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Este ano, queremos bater um recorde de participação de animais e de expositores das raças gir leiteiro e girolando. Será mais uma vez uma grande exposição”, aponta Domício Silva.


Tem mais

Segundo o presidente da ACA, a exposição contará ainda com outras atrações. Entre elas a nordestina da raça mangalarga machador, provas de três tambores e os leilões Vaquejada e Trabalho (16) e o Genética de Berço (17). “A exposição promete ser mais uma vez sinônimo de sucesso, contando com a participação de criadores locais e de outros Estados. Conseguimos fazer uma exposição regional no primeiro semestre do ano”, destacou Silva.


Quem vai julgar…

Pré-candidato a prefeito de Maceió, Ricardinho Santa Rita (Avante) diz que acordos políticos entre presidentes de partidos e os chefes dos executivos (numa referência a Rui Palmeira e Renan Filho) durante o período eleitoral é comum para que algumas candidaturas possam “sobreviver” à “guerra” eleitoral.


...é o povo

Se esses acordos são ou não aceitáveis do ponto de vista moral, avalia Santa Rita, é o povo. “A gente tem um sentimento de renovação, mas isso está em fase de transição, isso ainda vai ocorrer. A questão da discussão se acordos entre políticos é moral ou imoral quem vai afirmar isso é o eleitor durante o pleito”, disparou.


Moendo

Iniciada em agosto do ano passado, a safra 19/20 segue com apenas três unidades industriais ainda em atividade. O Sindaçúcar-AL informou que estão em operação as usinas Santo Antônio, que deve finalizar a moagem no próximo dia 15, além da Coruripe e Sumaúma, que deverão encerrar o ciclo em abril nos dias 15 e 20, respectivamente.

Mais matérias
desta edição