app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA14032020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 14/03/2020 - Matéria atualizada em 14/03/2020 às 06h00

Oscilações do...

Em reunião, nessa sexta-feira, 13, na sede da FIEA, em Maceió, integrantes da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) avaliaram demandas do setor e também as oscilações da economia mundial com a queda do preço do petróleo e o impacto do coronavírus.


…coronavirus

O encontro foi coordenado pelos presidentes da NovaBio, Renato Cunha, e do Conselho Administrativo da associação, Pedro Robério Nogueira. “Desde a realização da primeira assembleia, ocorreu muita coisa no mundo econômico, setorial e político. Agora, temos também a questão do preço do petróleo e do coronavírus. Vamos inserir novos itens na agenda para o trabalho institucional”, aponta Pedro Robério.


Colateral

Do ponto de vista econômico direto, segundo Pedro Robério, “o nosso concorrente principal é a gasolina cujas reduções sistemáticas de preço - motivadas pela queda do barril petróleo – impactarão negativamente no etanol”, destacou.


Coordenando

O coronel Ivon Berto assumiu a coordenação para a formação de chapas de vereador em Maceió dos quatro partidos que fazem parte do grupo do deputado estadual Davi Davino Filho (PP). O objetivo, avisa, é formar chapas completas no PSL, Solidariedade, Republicanos e Progressistas.


No prelo

A Assembleia Legislativa de Alagoas deve colocar em votação, nesta semana, o projeto de lei que autoriza a concessão do matadouro de Viçosa. A construção, que faz parte do plano de regionalização do abate de animais no Estado, foi iniciada há mais de 5 anos. Se tudo sair como programado, o equipamento pode entrar em funcionamento entre o final de 2020 e início de 2021.


Mangalarga

O presidente da Associação Alagoana do Cavalo Mangalarga Machador, Jaime Tavares, confirmou a participação de mais uma exposição e de julgamento da raça na Expoalagoas Genética. Este ano a exposição ocorre de 13 a 17 de maio, no Parque da Pecuária, em Maceió. A expectativa é a participação de cerca de 200 animais da raça.


Homenagem

A exposição do cavalo mangalarga, segundo Jaime, fará uma homenagem ao criador alagoano da raça há mais de 40 anos, sendo batizada de Exposição Criador Luiz Alfredo Brandão.


Santa Gertrudis

Com lotes da santa gertrudis, raça que vêm conquistando a cada ano um espaço importante na pecuária brasileira, o criador Gustavo Barreto ofertará, na terceira edição do leilão 3 Histórias, proles do touro Justus, considerado um dos animais de destaque da raça e que faz parte do plantel da Fazenda Mangabeira.


Evolução

De acordo com Barreto, a qualidade e a fácil adaptação do santa gertrudis é comprovada no trabalho desenvolvido na Fazenda Mangabeira. “Criamos estes animais há mais de 40 anos, onde passamos por diversas secas e onde ele mostrou que suporta muito bem a realidade do Nordeste. O crescimento da raça é graças à evolução se enquadrando ao mercado brasileiro, atendendo às necessidades do criador”, destacou.


Leilão

O remate 3 Histórias será realizado no dia 20 de março, na oitava Feira de Agronegócios do Estado de Sergipe (Faese), no Parque de Exposições João Cleófas, em Aracaju, na capital sergipana. Além do santa gertrudis, também serão ofertados lotes de Guzerá e Nelore.

Mais matérias
desta edição