app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA17032020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 17/03/2020 - Matéria atualizada em 17/03/2020 às 06h00

Perda

Há mais de 5 décadas dirigindo o Mafrial, Zoraide Beltrão de Castro morreu no sábado, 14. O sepultamento foi realizado no domingo, 15. Aos 97 anos, empresária trabalhava ininterruptamente todos os dias, tocando a empresa, e era respeitada pelo setor produtivo alagoano, especialmente pela cadeia produtiva da pecuária de corte.


Reconhecimento

A morte da empresária foi lamentada por diversos produtores rurais alagoanos, principalmente os que acompanharam a trajetória dela nos últimos anos. “Faz parte da história da pecuária alagoana. Mais de 50 anos comprando gado de Alagoas. Fica o exemplo de trabalho e honestidade”, aponta o pecuarista Antônio Brandão, presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Faeal.


Referência

O veterinário e produtor Fred Andrade diz que dona Zoraide era uma referência para balizar o preço da arroba do boi gordo em Alagoas. “Os demais segmentos da produção carne só respondiam, só aumentava em função do preço do Mafrial. Ela era realmente quem comandava. Ela era principal referência da valorização do preço da arroba do boi”, afirma.


Renovando

Apesar de perdas na socaria da cana por conta da estiagem entre setembro e janeiro – o que impactou na redução do volume de cana processada na safra 19/20 – as chuvas recentes renovam a esperança dos fornecedores quanto à recuperação do canavial.


Alento

Para o presidente da Asplana, Edgar Filho, a precipitação que vem ocorrendo também terá reflexos importantes para a próxima safra da cana em Alagoas. “As chuvas estão muito boas neste mês e isso nos dá um alento, além de reduzir as perdas que possam ocorrer a partir deste momento e as que já ocorreram”, reforçou.


Novo comando

A advogada e empresária Lilyan Valões é a nova diretora executiva do Procon Maceió. A nomeação foi publicada na edição dessa segunda-feira (16) do Diário Oficial do Município (DOM). No currículo, a nova diretora tem passagem pelo Procon Alagoas e pela PGE.


Novo desafio

O ex-diretor do Procon Maceió pode seguir o caminho do seu padrinho político, Rodrigo Cunha. Agora fora do órgão, Leandro Almeida pode disputar mandado nas eleições de Maceió neste ano. Já tem gente que vê nele um bom nome para vice de JHC (PSB).


Às avessas

Renan Calheiros (MDB) pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize a “migração criminosa do Bolsa Família do Nordeste para Sul-Sudeste”. Segundo levantamento feito pelo senador, o Nordeste recebeu apenas bem menos novos benefícios do PBF este ano, enquanto na região Sul, que tem fila de espera muito menor, foram quase dez vezes mais inclusões.


Números

“A título de comparação, em todo o Nordeste - cuja população considerada na pobreza ou extrema pobreza soma mais de um milhão e 300 mil - foram liberados 3.035 benefícios (0,23%). A região Sul, com 308 mil pessoas na mesma situação, foram concedidos 29.308 benefícios (9,49%) no mesmo período”, diz Renan Calheiros.


Encolhendo

A desfiliação do prefeito e da bancada de três vereadores em Maceió (Eduardo Canuto, Chico Filho e Zé Márcio) desidratou – literalmente – o PSDB. O partido, que já foi o maior de Alagoas, tinha até o começo deste ano o prefeito da capital e a segunda maior bancada na Câmara de Vereadores.


Mitigando

Senador e presidente do PSDB Alagoas, Rodrigo Cunha tenta minimizar as perdas. No final de semana, o partido recebeu novos filiados na capital e deve conseguir formar uma chapa proporcional capaz de eleger – segundo leitura de vários analistas – um a dois vereadores. Entre os novos filiados estão Maria Tavares e o policial civil Lopes Júnior.


A espera…

O plano inicial do deputado federal Severino Pessoa (Republicanos) era montar uma chapa com Luciano Barbosa e Fabiana Pessoa (Republicanos). A atual vice-prefeita de Arapiraca, que está rompida com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), retiraria a pré-candidatura a prefeita e seria novamente candidata a vice. Seria.

Mais matérias
desta edição