app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA19032020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 19/03/2020 - Matéria atualizada em 19/03/2020 às 06h00

Sem voos

Do cancelamento de viagens aéreas, suspensão de aulas até o fechamento de shoppings, o coronavírus está afetando todos os setores e mudando hábitos Brasil afora. As empresas aéreas que operam no aeroporto de Maceió estão anunciando redução de até 50% dos voos esta semana, podendo chegar a 70% na próxima semana.


Sem votos

O novo normal é mudar o calendário para tentar driblar o que pode vir a ser a fase mais severa da pandemia. O agravamento da crise levou o TSE a adiar nesta semana a realização das eleições suplementares para o Senado Federal que aconteceriam no Mato Grosso em 26 de abril. Pior. Já existe ‘sentimento’ em Brasília de que as eleições de outubro também podem ser adiadas.


No prelo

As eleições para vereadores e prefeitos estão previstas para 4 de outubro, mas podem ser adiadas. Segundo o Valor Econômico, a decisão do TSE sobre a disputa no Mato Grosso “fez com que dirigentes partidários começassem a discutir a possibilidade de adiar, em todo o País, as eleições municipais de outubro se os casos de coronavírus não forem controlados até meados do ano”.


Esticando

O deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) protocolou ofício no TSE solicitando a prorrogação por mais 30 dias do prazo final para filiações partidárias, que terminaria em 4 de abril. “O momento exige cautela. Prorrogar o prazo de filiações seria decisão democrática e responsável”, disse o deputado à reportagem.


Explicando

O parlamentar teme o impacto que o coronavírus pode ter no pleito: “Acho que todo o calendário eleitoral pode ser prorrogado por 30 dias, pelo menos até que a gente tenha a realidade do quanto o vírus se alastrou, o quanto prejudicou as atividades do Brasil. Talvez tenhamos que prorrogar tudo”, afirmou.


Analisando

Em nota, o TSE afirmou que está atento e analisa o cenário atual com cuidado e atenção e complementa que, “até o momento, o calendário eleitoral não sofreu alterações. Qualquer mudança nesse cenário será imediatamente informada”, diz o texto.


3 Histórias

Diante das ações de prevenções, a propagação do coronavírus, a exemplo de se evitar a aglomeração de pessoas em ambientes fechados, a terceira edição do Leilão 3 Histórias ocorrerá – pela primeira vez – de forma virtual.


Confirmado

O leilão será realizado, na próxima sexta-feira, dia 20 de março, a partir das 19h, na cidade de Aracaju, durante a 8ª Feira de Agronegócio do Estado de Sergipe (Faese), no Parque de Exposições João Cleófas. O remate vai ofertar lotes de bovinos das raças santa gertrudis, guzerá e nelore.


Serviço

Para maiores informações sobre o formato do leilão, bem como visita aos animais, podem entrar em contato através do telefone e WhatsApp no número (79) 9 9988 0752. A transmissão será pelo site www.agresteleiloes.com.br


Orientando

O Sebrae está orientando as micros e pequenas empresas e seus respectivos funcionários a lidar com a crise econômica instalada por conta da pandemia. As medidas variam desde comunicação e recomendação até a indicação de home office.


Educando

“É importante que o empresário mantenha o funcionário informado a respeito da prevenção da doença e realize ações como lavar as mãos e os braços com sabão, evite locais com aglomeração de pessoas e contato pessoal, especialmente com as mãos”, diz nota do Sebrae


Prevenindo

“Além disso, é imprescindível haver o afastamento dos colaboradores com sintomas de gripe, a fim de evitar contaminação. Caso haja necessidade, em virtude da diminuição da atividade, o Sebrae propõe a implantação de um banco de horas e trabalho em casa.”, reforça a nota.

Mais matérias
desta edição