Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA18042020
.

Quarentena
As medidas de isolamento social serão prorrogadas pelo governo de Alagoas até o dia 15 de maio. A informação foi antecipada em entrevista coletiva, nessa sexta-feira, 17, pelo governador Renan Filho. Mas não haverá novas restrições. O que o governo está é “endurecer” no regramento dos estabelecimentos que estão autorizados a funcionar.
O que muda
O governo deve tornar obrigatório o uso de máscaras e outros procedimentos, a exemplo da determinação de distância mínima em filas ou do número de clientes por estabelecimento.
De fora
Durante a nova etapa do isolamento, o governo vai manter aulas suspensas, shoppings fechados e o transporte intermunicipal suspenso. Novos setores do comércio e alguns serviços podem ser autorizados a funcionar, com regras bem específicas.
Agravando
A manutenção do isolamento social tende a agravar a crise nos setores de comércio e serviços em Alagoas. De acordo com a Fecomércio-AL, a queda no faturamento, entre o dia 20 de março e o próximo dia 20 de abril, atual período de isolamento em Alagoas, é estimada em R$ 1,5 bilhão.
Sem demissão
Depois de encabeçar o movimento “Não Demita” (www.nãodemita.com), que reúne mais de 2 mil companhias no país e sugere que empresários não realizem demissões até o dia 31 de maio de 2020, a Vivo estabeleceu desde o início do combate ao Covid-19 ações de bem-estar dos colaboradores aos técnicos de campo que desempenham atividades fundamentais para que a Vivo leve seus serviços até seus clientes.
Com kits
A companhia disponibilizou kits, contendo máscara, álcool em gel e luvas para que eles exerçam suas funções em segurança. A empresa também lançou recentemente, para colaboradores e dependentes do plano de saúde, o serviço de Pronto Atendimento Virtual – Telemedicina e está com mais de 20 mil colaboradores da empresa trabalhando de casa desde no início da pandemia.
Abastecimento
O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, alertou, mais uma vez, para o momento difícil que a população de todo o mundo enfrente diante da pandemia da Covid-19, lembrando o trabalho realizado no campo e que garante o abastecimento das cidades durante o período de isolamento social.
Reconhecimento
Segundo Monteiro, os agricultores que atuam na cadeia do leite “são pequenos e não têm um equilíbrio financeiro bom. Sem o apoio necessário, eles podem acabar abandonando a atividade. Por este motivo, a preocupação da CPLA é que a sociedade valorize os pequenos produtores, fazendo com que a marca alagoana continue sendo adquirida. Com essa iniciativa, vamos preservar a permanência do homem do campo, além de pequenos laticínios que contribuem para que a economia continue girando”, afirmou.
Valorização
Aldemar destacou ainda a qualidade dos produtos alagoanos, afirmando que a mussarela está entre as melhores do país. “O nosso produtor já tem essa especialização do leite seguro. Temos empresas renomadas no Estado e que fazem produtos saborosos. Em resumo, existe sim o produto alagoano e nós devemos proteger esse setor, procurando nas prateleiras os produtos do nosso Estado”, afirmou.
Preparativos
O vice-governador Luciano Barbosa (MDB) está montando equipe para fazer a pré-campanha para a prefeitura de Arapiraca. Mas pode enfrentar problemas para viabilizar seu nome. A legenda do partido não está garantida. E se depender do governador Renan Filho, ele fica onde está.
Webinars
Uma prática corporativa que vem se popularizando em razão da pandemia por Covid-19 são as webinars, conferências online ou videoconferências com intuito educacional, onde um determinado palestrante explana um assunto de maneira remota. Essa foi a via encontrada pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para capacitar seus colaboradores, na continuidade da implantação da qualidade e do padrão ISO 9001, durante o período de isolamento social.