loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA07052020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Crédito...

O Banco do Nordeste está ofertando crédito a empreendedores de sua área de atuação, em condições especiais, em decorrência da pandemia de Covid-19. É possível financiar investimentos e capital de giro com taxa de 2,5% ao ano e possibilidade de carência até 31 de dezembro deste ano.

...emergencial

O Banco também está suspendendo as parcelas de financiamentos, vencidas e vincendas, entre 07 de janeiro e 31 de dezembro deste ano, ficando essas parcelas a serem pagas a partir de 2021, de acordo com a característica de cada operação.

Segmentos

A oferta de crédito tem como foco especial empreendimentos comerciais e de serviços. Podem solicitar o financiamento pessoas jurídicas que desenvolvem atividades produtivas não rurais, incluindo cooperativas. Com essas ações, o Banco do Nordeste atua para recuperar e preservar tais segmentos econômicos.

Condições

Os limites são de até R$ 200 mil, de acordo com o perfil do cliente. O prazo para pagamento é de até 12 anos, com possibilidade de carência até 31 de dezembro de 2020. Para concessão do financiamento para investimentos, faz-se necessário comprovar que o recurso será destinado a enfrentamento do contexto de calamidade gerado pela disseminação da Covid-19.

Tem mais

Para aqueles que necessitam formar e manter estoques, ou até mesmo cumprir despesas com salários e outras contribuições, há oferta de até R$ 100 mil em capital de giro, de acordo com o perfil do cliente. O prazo para pagamento chega a 24 meses, com possibilidade de carência até 31 de dezembro deste ano. Para mais informações, visite: www.bnb.gov.br/fne-emergencial.

Poderia ter ...

A Fecomércio-AL está orientando empresários dos setores de comércio e serviços a cumprir as regras do novo decreto de situação de emergência do governo de Alagoas devido à pandemia do novo coronavírus.

...pior

“O que temos são novas exigências para os empresários, além de medidas destinadas aos cidadãos em geral”, observa Gilton Lima, presidente da Fecomércio AL. Apesar de ter expectativas para a retomada das atividades comerciais, Lima reconhece que o momento é crítico. “Recomendamos que todos os empresários observem as normas. Quanto mais atentos estivermos, mais rápido passaremos por esse momento e poderemos voltar à normalidade das atividades”, ressalta.

De casa

Em atendimento ao Decreto nº 69.722 do Governo de Alagoas e às recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, a Federação da Agricultura de Alagoas e o Senar-AL decidiram prorrogar o trabalho home office até o próximo dia 20 de maio. O objetivo é resguardar a saúde dos profissionais e do público que utiliza os serviços das instituições.

Congelando

Não tem jeito. Os servidores públicos de Alagoas vão ficar três anos sem nenhum reajuste em seus salários. Não tiveram nada em 2019. E também não terão este ano e no próximo. É mais um efeito colateral da pandemia. Para receber o auxílio emergencial aprovado pelo Congresso Nacional, o governo do Estado, como contrapartida, terá que congelar – literalmente – os salários de todos os servidores.

Exceção

Toda regra tem suas brechas. O Congresso Nacional ainda está fazendo ajustes na lei, mas por enquanto os reajustes salarias serão liberados para servidores das áreas de segurança e aqueles que atuarem diretamente no combate à Covid-19.

Adiando

Em reunião extraordinária, realizada nessa quarta-feira, 6 de maio, o colegiado da Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Arsal), por unanimidade de votos, adiou para janeiro de 2021 o reajuste anual da tarifação praticada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), corresponde ao ciclo 2020/2021.

Relacionadas