app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA13052020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 13/05/2020 - Matéria atualizada em 13/05/2020 às 06h00

Inevitável

Um gestor que atua na área de saúde de Maceió avalia que o governador Renan Filho não terá outra opção a não ser decretar lockdown em Alagoas nos próximos dias. “O colapso do sistema de saúde é iminente. Não há mais outra alternativa”, pondera.


Remédio amargo

O endurecimento das medidas de isolamento social que estão em vigor no novo decreto do governo, segundo o gestor, chegou com atraso. “Infelizmente, o governo apertou no primeiro decreto, em 20 de março, mas em seguida afrouxou um pouco as medidas. O resultado é isso que a gente tá vendo aí”, aponta.


Ponta do iceberg

De acordo com o boletim da Sesau, Alagoas atingiu ontem 150 mortes e tem 2.580 casos confirmados de Covid-19. Os dados oficiais, segundo o gestor, não traduzem a realidade. “A subnotificação é muito grande. Os números de casos são muito maiores”, pondera.


Sem hesitação

O presidente do TJ/AL avisou que não irá hesitar em decretar o lockdown no estado, se a Justiça for convencida da pertinência do pedido. “O lockdown é uma espécie de quarentena extrema cuja necessidade precisa ser avaliada pelos órgãos técnicos envolvidos na questão. Se, a partir de uma avaliação, eles provocarem o Poder Judiciário, a gente vai analisar o caso e, se a gente se convencer da pertinência do pedido, não tenha dúvida, não hesitaremos”.


O que falta

Segundo Tutmés Airan, o TJ só pode decretar o lockdown se for provocado. “São necessárias duas para isso duas coisas. A primeira é a provocação por parte do Executivo, por parte do Ministério Público ou da Defensoria, enfim, das entidades legitimadas. Segundo quesito parte da nossa análise a partir do que determina a ciência”.


Queda de braços

O decreto de Bolsonaro foi mais uma tentativa de emparedar governadores que apostam no isolamento social como medida mais eficiente para conter o rápido avanço dos casos de Covid-19 em seus Estados. Agora é o decreto de Bolsonaro que está “emparedado” em mais um capítulo na disputa política em meio à pandemia no Brasil.


Nos tribunais

Qual decreto os proprietários de academias, salões e barbearias vão seguir? Essa é mais uma questão que pode sobrar para o Judiciário. O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que governadores e prefeitos tem autonomia para determinar as regras de isolamento social.


Crédito

Cliente Banco do Nordeste conta a partir de agora com a Plataforma de Crédito Especializado (PCE) no portal Internet www.bnb.gov.br. A ferramenta possibilita que o cliente faça sua solicitação de crédito sem sair de casa. E também o envio online a documentação necessária para análise dos projetos.


Impactos

Segundo o presidente do BNB, Romildo Carneiro Rolim, “no momento de emergência de saúde pública provocada pela epidemia, com impactos na economia, a modernização e agilização do crédito voltado para investimentos representa avanço importante tanto para a empresa como para empreendedores”.


Zootecnia

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, é comemorado o Dia do Zootecnista, profissional que contribuiu diretamente para o destaque do Brasil na produção mundial de alimentos como e a atua no melhoramento genético das espécies, no monitoramento nutricional dos rebanhos, sanidade e bem-estar dos animais, entre importantes atividades.


Virtual

Em respeito às normas de isolamento social, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) vem fazendo sua homenagem aos profissionais com uma campanha em suas redes sociais (Facebook e Instagram), chamada de “Zootecnia Em Foco”, destacando a importância do Zootecnista para a sociedade, principalmente neste período de pandemia, em todos os elos da cadeia produtiva de alimentos de origem animal.

Mais matérias
desta edição