app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA26052020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 26/05/2020 - Matéria atualizada em 26/05/2020 às 06h00

AL x SP

Medidas mais duras de isolamento social ou antecipação de feriados nem sempre têm os resultados esperados. Alagoas, que manteve as mesmas regras de distanciamento social, conseguiu, nesse domingo, 24, resultados melhores que São Paulo, que apostou no megaferiado, que começou na quarta-feira e terminou ontem.


Diferenças

O percentual de isolamento social no estado de São Paulo foi de 55% neste domingo (24), informou o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo estadual. Em Alagoas o Índice de Isolamento Social (IIS) da In Loco ficou, no mesmo dia em 56,2%, o quinto maior do país.


Mais diferenças

No domingo, o IIS de Maceió ficou em 59,6%, também superior ao Índice de Isolamento Social da capital paulista, onde a prefeitura antecipou dois feriados municipais (quarta e quinta), decretou ponto facultativo (sexta), emendando com o final de semana e um feriado estadual antecipado para essa segunda-feira, 25.


Sem lockdown

Com os números do isolamento social em alta no Estado, o governo de Alagoas praticamente descartou a possibilidade de bloqueio total. O próximo decreto de situação de emergência, que sai até o dia 31 deste mês, será igual ao atual, com possibilidade de flexibilização para o funcionamento de alguns setores.


Achatando

Apesar do maior crescimento em números absolutos de casos confirmados da Covid-19, a curva epidemiológica dá sinais de estar começando a achatar em Alagoas. Em abril, o crescimento diário ficou na média de 20%. Em maio, essa média está abaixo de 10%. Nessa segunda, o Estado fechou com 6.682 casos confirmados, 672 casos suspeitos (menor número dos últimos dias), 3.653 recuperados e 337 óbitos.


Impacto

A pandemia, não é novidade, afetou o comportamento das pessoas e teve fortes reflexos na economia. No caso de Alagoas, alguns setores, no entanto, estão conseguindo crescer mesmo durante o período de isolamento social, enquanto outros amargam forte retração.


Comparando

Em publicação nas redes sociais, a partir de análise das Notas Fiscais eletrônicas ao longo da 1ª quinzena de maio de 2020 em relação ao mesmo período de 2019 o secretário da Fazenda, George Santoro, fez a comparação dos dados e concluiu que alguns setores tiveram “desempenho, bem acima da média do país, mesmo os que tiveram queda de faturamento.”


Negativo

“Do ponto de vista do varejo, tivemos queda geral (-13,27%), em valores absolutos nominais, puxada por combustível (-20,9%); eletroeletrônicos, lojas de departamento e magazines (-80%); veículos (-31,1%) e vestuário (-81,9%).”, aponta o secretário.


Positivo

“Em contraste com o desempenho do setor (varejo), destacam-se supermercados (+26,24%), material de construção (+8,6%) e medicamentos (+19,25%)”, registra Santoro.


Tem mais

“Entre as atividades atacadistas, cujo desempenho foi o melhor dentre os avaliados, obtivemos crescimento de 16%. São destaques alimentos (+32%), insumos agropecuários (+51,6%) e produtos de limpeza (+90,3%).Por fim, observando-se os efeitos na Indústria mensurou-se expansão geral de 5% com performances positivas em alimentos (+3,2%) e químico e plástico (+20,1%).”, diz George.


Melhor…

Após dois anos de fortes investimentos em renovação de canavial e na indústria, a Usina Coruripe fechou a safra 19/20 com recorde de moagem de 14,6 milhões (MM) de toneladas e parte para a safra 20/21 para moer mais de 15 MM de toneladas.

Mais matérias
desta edição