Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA06062020
.

Quantos mais?
O boletim epidemiológico da Sesau registra 557 mortes por Covid-19 em Alagoas até essa sexta-feira (5). As projeções aponta que até agosto o Estado perderá mais de 1,8 mil vidas ceifadas pelo vírus.
Antecipada
Se não fosse a pandemia e a clara desobediência de grande parte da população, quantos destes alagoanos que perderam a vida desde março teriam sobrevivido? O que falta para que os negacionistas levem a sério essa “guerra”?
Parceria
Em mais uma ação de responsabilidade social e de combate ao novo coronavírus, a Cooperativa Pindorama participou de um projeto onde totens com álcool em gel e álcool 70% estão sendo disponibilizados em agências da Caixa Econômica Federal, localizadas no município de Arapiraca.
Plantio
Graças às chuvas que vêm caindo nos últimos meses em Alagoas, agricultores familiares do sertão, sob orientação técnica da CPLA, estão aproveitando para fazer o plantio das raquetes de palma que será usada para garantir a alimentação do rebanho no verão.
Doação
A Ação de Distribuição de Alimentos (ADA) operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) segue abastecendo com cestas de alimentos as comunidades indígenas estabelecidas em Alagoas. A medida, agora em caráter emergencial, ocorre com recursos disponibilizados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para auxílio dos povos tradicionais em situação de vulnerabilidade devido à pandemia de COVID-19.
Próximo...
O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, é agora o próximo na linha de sucessão do governador Renan Filho. Com o afastamento da Educação para disputar prefeitura de Arapiraca, o vice-governador Luciano Barbosa não poderá assumir o cargo antes das eleições, que podem ocorrer em outubro ou dezembro.
...governador
Se Barbosa for candidato – no Palácio dos Palmares ainda se espera que ele “desista” da empreitada – e em caso de vitória dele, Marcelo Victor poderá ser o próximo governador de Alagoas em eventual afastamento de Renan Filho para disputar as eleições de 22.
Escolha
Marcelo Victor, nesse caso, assumiria o cargo interinamente e seria eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa. Será uma escolha importante. Se assumir o governo, não poderá concorrer a outro cargo, senão à reeleição.
E mais escolha
Esse cenário pode levar o grupo do deputado federal Arthur Lira, que é próximo de Marcelo Victor – bem mais próximo do que Renan Filho – ao centro do poder em Alagoas. Nesse caso, o governador também fará sua escolha. Se deixar o cargo para disputar a eleição, seja majoritária (Senado) ou proporcional (deputado), dificilmente fará seu sucessor.
Sem escolha
Já o vice-governador Luciano Barbosa não tem opção. Se for candidato a prefeito de Arapiraca perderá a possibilidade de disputar a reeleição de governador. Se ganhar, está fora, em definitivo. Se perder no município, pode até assumir o governo, mas ficará enfraquecido politicamente, sem chances de liderar uma eleição majoritária, mesmo com a “caneta na mão”.
Sem opção
Os principais especialistas em matéria eleitoral já avisaram. Não há outra opção. No caso do afastamento do vice, se houver renúncia do governador, será realizada uma nova eleição, mas indireta. O nome será escolhido pela Assembleia Legislativa.
Era 4.0
Nos dias 16, 17, 18 e 19 de junho, das 18h às 22h, o Sebrae em Alagoas realizará um workshop sobre marketing com foco nas tendências da era 4.0. O evento, que será completamente digital, já está disponível para compra na Loja Virtual da instituição.