Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA09062020
.

Sem grana
O pagamento do programa do leite está atrasado desde janeiro. Mais de 3 mil agricultores familiares estão sem receber pelo produto fornecido desde a segunda quinzena de janeiro deste ano.
Sem leite
Em dificuldade, os produtores estão suspendendo ou reduzindo as entregas do leite. Com isso, famílias carentes e instituições de alguns municípios de Alagoas deixaram de receber o produto, considerado essencial para a nutrição de crianças, gestantes, lactantes e idosos em plena pandemia.
De fora
Mais de dez cidades do interior de Alagoas deixaram de receber o leite nos últimos dias. Entre elas, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Batalha. Na maioria dos outros municípios, o programa foi reduzido. A entrega, que era de cerca de 40 mil litros por dia, foi reduzida para menos de 30 mil litros diários.
Sem previsão
A Secretaria de Agricultura, responsável pela gestão do convênio do programa do leite com o Ministério da Cidadania, informa que já encaminhou proposta ao Fecoep, pedindo a liberação de pagamento aos agricultores familiares. Mas até o momento o processo ainda não tem data para ser analisado.
Além...
O boletim epidemiológico da Sesau registra 622 óbitos por Covid-19 em Alagoas até essa segunda-feira (9). O registro é apenas por sexo, idade e local de residência, sem nome ou profissão. E nesse sentido terminam sendo traduzidos apenas em números “frios”.
...das estatísticas
Algumas das vítimas da Covid-19, no entanto, têm sua identidade revelada. Seja por um amigo, parente ou pela imprensa. E neste domingo foi feito um destes registros. O engenheiro Francisco Beltrão, ex-presidente da Casal, depois de 20 dias lutando na UTI, não resistiu.
Da roça
Francisco Beltrão era funcionário de carreira da Prefeitura de Maceió, diretor do SAE de Penedo e foi vice-presidente da Casal. Mas tinha, como muitos alagoanos, um pé na roça. Era proprietário de um engenho em Pindoba muito conhecido por fabricar cachaça e outros produtos com a marca “Das Alagoas”.
Legado
O deputado federal Marx Beltrão lamentou a morte de Francisco: “Fica o legado de homem íntegro, devotado ao trabalho, à família e aos amigos. Entusiasta do serviço público de qualidade em prol dos que mais necessitam, Francisco Beltrão lutou até o último minuto pela vida e trabalhou enquanto teve forças pelo bem dos alagoanos”, disse.
Perda
Também deixo aqui meus votos de pesar a família e aos amigos de Francisco Beltrão. Sua partida, aos 63 anos, ainda em plena atividade, é uma perda não só para as empresas onde atuou, mas também para o meio rural de Alagoas.
Positivo
Uma boa notícia para o segmento da agropecuária foi dada pelo IBGE. Com um crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao quarto trimestre de 2019, o setor foi o único da atividade econômica nacional a crescer no período analisado.
Reação
O presidente da Asplana, Edgar Filho, informou que o mercado começa a reagir, o que resultou em uma melhora no preço do açúcar e do etanol. Com isso, um certo ânimo começa a se instalar no setor sucroenergético diante deste cenário de pandemia mundial. “E essa movimentação dos preços já influenciou positivamente na ATR de maio”, ressaltou.
Namorados
Por conta da pandemia, a Fecomércio AL não realizou a pesquisa de Intenção de Compras para o dia dos namorados, mas estima, com base nos dados de anos anteriores, que a data costuma engajar, em média, 54% da população de Maceió.