Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA16062020
.

Regras
O “GT da Flexibilização”, grupo de trabalho que vai definir os protocolos de funcionamento dos setores da economia de Alagoas que estão fechados durante o decreto de situação de emergência, bateu o martelo. As regras serão divulgadas nesta terça-feira e foram definidas em reunião, ontem, entre representantes do setor público e do setor produtivo do Estado.
Sem data
Os integrantes do GT reforçam que estão sendo definidos apenas os protocolos para o funcionamento de cada setor fechado, a exemplo de shoppings, lojas, bares, restaurantes, academias, igrejas etc. A data de abertura de cada um destes segmentos será definida pelo governador Renan Filho.
Expectativa
O que se espera é que a partir do próximo decreto, que vigora a partir do próximo dia 23, alguns setores sejam autorizados a reabrir em Alagoas, começando por lojas até 400m² e igrejas, com capacidade reduzida e salões de beleza e barbearia com agendamento.
Gradual
A proposta é que a reabertura seja feita em etapas. Os demais setores ficaram para o decreto subsequente, que provavelmente vai vigorar na primeira semana de julho. A normalidade seria atingida a partir de setembro, com a volta das aulas e dos eventos.
Ilhados
Quem precisa sair ou chegar a Alagoas tem poucas opções de viagens. No momento, os cruzeiros estão suspensos a apenas um voo diário está operando com destino ao Estado, entre Maceió e São Paulo. O uso de carros ou ônibus tem sido, por enquanto, a melhor alternativa, mesmo para trechos mais longos.
Retomando
No momento, segundo informações da empresa que opera o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (Aena), só tem um voo da Gol previsto para esta terça-feira, saindo de Maceió para São Paulo. A boa notícia é que outras empresas estão retomando as operações na capital. A partir de julho, a Azul volta a operar o voo diário entre Maceió e Recife.
Descontos
O site da Latam oferecia, até ontem a noite, passagens de ida e volta entre Maceió e São Paulo por R$ 621,52 – em voo direto, com saída no próximo dia 19 e retorno no próximo dia 21.
Planejando
O trade turístico de Alagoas já começa a se preparar, ainda que timidamente, para o retorno dos voos. Alguns hotéis já esperam, para o julho, uma taxa de ocupação entre 4% e 8%. Ainda bem distantes da média de 80% das altas temporadas, mas bem melhor do que a situação atual, que é próxima a zero.
Safra
Com a expectativa de iniciar a safra 20/21 no dia 15 de agosto, a Cooperativa Pindorama prepara a indústria para operar na data prevista. Com isso, ela será uma das primeiras unidades industriais do setor sucroenergético a começar a moagem da cana em Alagoas. A meta para o ciclo 20/21 é de uma safra acima de um milhão de toneladas de cana processadas.
Beneficiários
Diante do atraso no pagamento do Programa do Leite, o fornecimento - para as mais de 80 mil famílias que recebem diariamente três litros de leite - começou a ser reduzido e ou até suspenso em algumas localidades. No último levantamento, mais de 20 municípios já haviam tido o abastecimento prejudicado.
Apelo
“Estamos há mais de um mês sem receber o leite para distribuir com as 100 famílias em vulnerabilidade social que nós trabalhamos. Nessa época de pandemia, esse leite é necessário. Essas pessoas não têm dinheiro para comprar um pacote de pão, imagina um saco de leite. Os agricultores precisam receber os atrasados para que possam fornecer o leite”, afirmou Clementina Pereira, presidente do Conselho Comunitário de Desenvolvimento Social do Bairro do Benedito Bentes.