app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA25062020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 25/06/2020 - Matéria atualizada em 25/06/2020 às 06h00

SFA

O Ministério da Agricultura passa a ter um novo representante em Alagoas. Tomou posse como superintendente Federal da Agricultura no Estado o médico veterinário Jader Silva. Com formação militar, ele entrou para a reserva em março passado, no posto de coronel veterinário.


Militarização

É visível o aumento da ocupação por militares da reserva em cargos federais em Alagoas. Em março passado, o Porto de Maceió ganhou um novo comandante. Literalmente. A administração passou de um indicado pelo deputado federal Marx Beltrão para o Almirante Leandro.


Palestra

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, participou, ontem, do fórum digital Alagoas em Ação, que é promovido pela Construtora Record, por meio do instagram @record_inc. Na ocasião, ele fez uma apresentação sobre o cooperativismo como solução para vencer a crise, tendo como mediador o advogado Antônio Carlos Costa.


Retomada

A malha aérea de Alagoas começa a dar os primeiros sinais de recuperação. Em março, no começo da pandemia, o Estado tinha 28 voos diários, em média. Desde então, o número de voos caiu mais de 90%. A partir de julho, as empresas devem começar a retomada gradual de operações para o aeroporto de Maceió.


Retorno

De acordo com o previsto pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), as operações das companhias aéreas Gol, Latam e Azul no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares devem retomar até 35% dos voos regulares que realizavam para o Estado antes da pandemia.


De um a cinco

Atualmente, só Gol e Latam operam em Maceió, cada uma com um voo por dia com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo. A Gol passa a contar, a partir do dia 8 de julho, com cinco operações em Maceió, com destino a Brasília, Aracaju, Rio de Janeiro e dois voos para Guarulhos, sendo um direto e um com escala em Aracaju.


De um a três

A primeira companhia a ampliar suas operações será a Latam, que passará a ter três voos diários com destino a Guarulhos, a partir do dia 1º de julho.


De zero a um

Já a Azul terá, a partir do dia 06 de julho, um voo diário com destino ao Recife.


Movimentando

No total, até 08 de julho, Alagoas passará de dois para nove voos diários com chegadas e partidas nos três períodos: manhã, tarde e noite.


Intensificando

“Desde o início da pandemia, a malha aérea era uma preocupação grande, já que boa parte dos nossos turistas chegam por meio deste transporte. Intensificamos as ações com as empresas e conseguimos cumprir esse objetivo de 30% da malha aérea ainda em julho. Seguiremos nas tratativas para que nossos voos sejam conquistados, já que nosso destino certamente será um dos mais procurados do país neste segundo semestre”, aponta o secretário Rafael Brito, da Sedetur


Perdas

Em nota,a Fecomércio-AL criticou a prorrogação do início da flexibilização da economia em Alagoas por mais oito dias. A demora na reabertura dos setores de comércio e serviços pode custar ainda mais empregos. “Somente em abril, mais de 1.600 postos de trabalho foram fechados no comércio e outros 2 mil em serviços”, diz a nota da Fecomércio.


Frustração

“São mais de 90 dias de portas fechadas e contas a pagar. A Fecomércio-AL vê com preocupação a nova prorrogação do isolamento social anunciada pelo governo do Estado. A expectativa da entidade era de que fosse iniciada a implantação do protocolo de reabertura das empresas, ainda que de forma gradativa, trazendo um pouco de fôlego a setores tão importantes para o desenvolvimento de Alagoas.”, segue a nota.

Mais matérias
desta edição