app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA10072020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 10/07/2020 - Matéria atualizada em 09/07/2020 às 22h43

Orientações

Com o intuito de auxiliar o empresário nas mudanças por conta da pandemia, o Sebrae publicou um conjunto de orientações para a reabertura das atividades econômicas dos principais setores de pequenos negócios. Os protocolos com as normas podem ser acessados, gratuitamente, no Portal do Sebrae por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/37E0vbE.


O que é

O conteúdo reúne informações gerais, com recomendações que contemplam todos os segmentos econômicos, e orientações específicas para pequenos negócios das áreas de varejo, alimentação, beleza, moda, negócios PET, saúde e bem-estar, construção civil, turismo, artesanato, automotivo, logística e transporte, indústria, economia criativa e serviços educacionais.


Explicando

De acordo com a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae em Alagoas, Renata Fonseca, as orientações específicas para a retomada das atividades econômicas contemplam 35 segmentos, o que corresponde a 73% das pequenas empresas. “Os protocolos são bem completos e foram elaborados para conduzir o empresário neste momento de adaptação, para que a empresa possa passar para o cliente essa segurança”, explica.


Viatura

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, participou de uma reunião com representantes da Câmara de Vereadores do município de Coruripe e do Comando da Polícia Militar (PM) na região para discutir a segurança na região, onde foi definida a entrega de uma viatura para a delegacia local e a doação de álcool em gel para o batalhão da PM.


Reabertura

A Sedetur-AL trabalha com a possibilidade de “reabertura” do turismo em Alagoas até o final deste mês. Foi o que adiantou o secretário Rafael Brito, na Live Check Point, ontem. “A expectativa é que possamos voltar ao máximo à normalidade, estreitar as nossas parcerias com as companhias aéreas e grandes operadoras e reconquistar a malha aérea e a credibilidade do consumidor, oferecendo segurança para que as pessoas se sintam confiantes em viajar para o nosso Estado”, disse.


Etapas

Brito avalia que a retomada do turismo se dará, primeiro, pelos destinos mais próximos de Alagoas “Acredito que o Turismo vai voltar pelo regional, mas o nacional vai reaquecer antes do esperado, com certeza. Temos a convicção de que voltaremos à normalidade assim que as pessoas se sentirem mais confiantes em viajar”, ressaltou.


Malha aérea

Em relação ao setor aéreo, a retomada está dentro das expectativas para o momento. Em dezembro, a previsão é de que o Estado tenha 80% da malha aérea de 2019. “A gente manteve o ICMS em 5% para todas as companhias aéreas, independentemente do número de voos. Mas precisamos fazer um apelo ao governo federal para ajudar as companhias a saírem dessa crise. É muito importante nos unirmos e nos apoiarmos neste momento”, aponta Rafael Brito.


Apoio

Diante das dificuldades enfrentadas pelo setor sucroenergético, o governador Renan Filho encaminhou ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, destacando os problemas enfrentados pelo segmento canavieiro e enumerando possíveis soluções de apoio que poderão ser adotadas pelo Governo Federal.


Camex

A primeira proposta apresentada por Renan Filho a Paulo Guedes seria a atuação junto à Câmara de Comércio Exterior (Camex) para aprovação de medida de retorno do etanol para a Tarifa Externa Comum do Mercosul, que estabelece alíquota de 20% para o produto e sem cotas isentas de tarifa.


Isenção

Outro ponto descrito no ofício do governador de Alagoas ao ministro da Economia seria a isenção tributária entre o etanol doméstico e o importado.

Mais matérias
desta edição