app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA11072020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 11/07/2020 - Matéria atualizada em 11/07/2020 às 06h00

Com quem…

O DEM está na base de apoio e participa da gestão do prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Mas nem por isso fará parte automaticamente da aliança em torno da pré-candidatura de Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB). Ao que se sabe, o ex-PGJ está com dificuldades para “segurar” o Democratas no seu bloco.


...fica o DEM?

Fiel da balança na política nacional, o DEM vem sendo disputado pro vários grupos locais. Se dependesse só da decisão do deputado estadual Davi Maia, iria para o grupo do deputado federal e pré-candidato do PSB, JHC. Mas a decisão final será do Thomaz Nonô, que pode escolher JHC, Gaspar, Davi Davino Filho ou outro nome.


Baixa

Inicialmente, a participação do DEM na aliança em torno de Gaspar era dada como certa. Mas ao que se sabe, a relação entre os dirigentes do partido e o pré-candidato do MDB não evoluiu dentro do esperado. Se confirmada a opção por outro nome, será uma baixa importante no time do ex-PGJ.


Já está...

O Estado decidiu recorrer da decisão monocrática da desembargadora Elizabeth Carvalho, do TJ/AL, que deferiu o pedido de tutela provisória do Sindpol (Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas), determinando que o Governo do Estado promova imediatamente a isenção da contribuição previdenciária para os aposentados e pensionistas da Polícia Civil de Alagoas, até o teto do regime geral da Previdência Social – RGPS (no valor de R$ 6.101,06).


...recorrendo

O secretário Estadual de Planejamento e Gestão adianta que a Procuradoria-Geral do Estado já está recorrendo para tentar derrubar a tutela provisória. Fabrício Marques diz que o governo não tem outra opção. “Sem a reforma da previdência, ainda mais com o agravamento da situação em função da pandemia, o Estado ficariam sem condições de pagar os inativos”, pondera.


Vai reabrir

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rafael Brito, avalia que o atual cenário aponta para a reabertura de mais algumas atividades que continua suspensas em Alagoas em função da pandemia. “Se continuar como está (a evolução epidemiológica), acredito que será possível retomar outras atividades a partir do próximo dia 15”, aponta.


Retorno

Se confirmada a reabertura de bares, restaurantes e shoppings já no próximo decreto, Brito acredita que o setor de turismo voltará gradativamente em Alagoas entre o final deste mês e o início de agosto. “A nossa maior expectativa é com o retorno dos voos para Maceió, o que deve ocorrer logo após a entrada de Maceió na fase amarela”, avalia.


Malha aérea

A expectativa inicial para retomada de alguns voos no início de julho foi frustrada com o prolongamento da “quarentena” no Estado. “O turista para vir a Maceió precisa dos estabelecimentos funcionando. Acreditamos que após a autorização de shoppings, bares e restaurantes, os voos para nosso Estado serão retomados aos poucos”, afirma.


Beleza

O Sebrae Alagoas realiza o evento digital “O Mercado da Beleza no Pós-pandemia”, no próximo dia 16 de julho, a partir das 17h. O webinar terá a participação de Dani Venâncio, doutora em Administração e, também, gestora de estabelecimentos do setor da beleza.


Temas

Além de discutir os impactos da crise ocasionada pela pandemia nos negócios do segmento, o evento irá abordar estratégias que podem ser colocadas em prática para atrair e manter clientes e medidas de segurança que devem ser adotadas pelos empresários. Inscrições pelo endereço eletrônico https://bit.ly/2OgnccJ.


Desafio

“O segmento de salões de beleza é uma das áreas mais sensíveis à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Agora, o maior desafio é se reinventar diante deste cenário”, avalia Débora Medeiros, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas.

Mais matérias
desta edição