app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA14072020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 14/07/2020 - Matéria atualizada em 14/07/2020 às 06h00

O que vai ...

O governador Renan Filho deve renovar nesta terça-feira (14) o decreto de distanciamento social controlado. E tudo indica que a partir de amanhã a capital, Maceió, entre na fase amarela, que amplia a abertura de setores que estão com atividades suspenSas.


...reabrir

Bares, restaurantes e shoppings devem ser autorizados a funcionar na capital. Também é esperado o retorno do transporte intermunicipal.


Mais dois dias

Lembrando que no caso de Maceió prevalece o decreto do prefeito Rui Palmeira, que mantém as atuais medidas de isolamento social até o dia 16. Ou seja, dependendo do decreto do governo, a prefeitura deve autorizar o funcionamento destes setores a partir de sexta-feira, 17.


Laranja

O governo sinalizou para o avanço do interior, onde os novos casos de Covid-19, embora estejam em declínio, são maiores do que na capital no momento, para a fase laranja. Confirmado, serão autorizados a funcionar igrejas, lojas, salões de beleza e barbearias.


Drones

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura colocou em consulta pública, desde a sexta-feira passada (10), pelo período de por 60 dias, a proposta de Instrução Normativa (IN) para regulamentação do uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA), mais conhecidas como drones, em atividades agropecuárias. Pela versatilidade, os drones têm ocupado cada vez mais espaço na agricultura e na pecuária.


BNB

O Banco do Nordeste divulgou que investiu, no primeiro semestre deste ano, R$ 18,4 bilhões na economia regional, valor correspondente a mais de 2,3 milhões de operações. São novos créditos que beneficiaram empreendimentos de todos os segmentos e portes dos nove estados da Região e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.


Cana

O diretor da usina Copervales, Henrique Acioly, informou que o início da moagem da unidade industrial, localizada no município de Atalaia, está previsto para o dia 15 de setembro. A princípio, a estimativa para a safra 20/21 é de redução. Mas, se as chuvas perdurarem até setembro, a usina poderá repetir os números da moagem passada, quando foram processadas 840 mil toneladas de cana.


Pindorama

Diante da demanda crescente de álcool líquido e gel 70, devido à pandemia da Covid-19, a Cooperativa Pindorama investiu e ampliou a capacidade de produção da indústria para atender à necessidade do mercado consumidor. “É mais um produto dentro no nosso mix que é comercializado não apenas em Alagoas, mas em boa parte do Brasil também”, afirmou.


Unindo a…

A ex-secretária de Estado da Ciência e Tecnologia Cecília Rocha deixou a pasta no começo de junho para disputar a prefeitura de Atalaia pelo PSC. A pré-candidatura faz parte de um projeto de expansão política coordenado pelo presidente estadual do PSC e prefeito do Pilar, Renato Filho.


...oposição

O grupo de Cecília surpreendeu ao anunciar, no final de semana, que fechou aliança com a vereadora Camila Brasil, mais votada em Atalaia e que também teve o nome especulado como possível candidata de oposição ao atual prefeito do município, Chico Vigário (MDB), que é pré-candidato à reeleição.


Acirrando

Com a “união” da oposição, a disputa tende a ser ainda mais renhida. Vigário já está com o bloco na rua. E tem entre seus reforços o ex-jogador Aloísio Chulapa, muito popular na cidade. Será, pelo visto, uma disputa das mais acirradas nas eleições deste ano em Alagoas. A conferir.

Mais matérias
desta edição