Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA18072020
.

Decreto
A publicação do decreto presidencial nº 10.424 de 15 de julho de 2020, que suspende a permissão do emprego de fogo no território nacional pelo prazo de 120 dias, na afetará o início da nova safra da cana do setor sucronernegetico nordestino, previsto para o próximo mês de agosto.
Exceção
O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, informou que, “atendendo ao pleito do setor, o decreto de suspensão das queimadas trouxe algumas exceções, a exemplo das queimadas controladas e autorizadas por órgãos ambientais estaduais, como é o caso da queima de cana-de-açúcar para corte e moagem em Alagoas e no Nordeste”.
Aftosa
Ministério da Agricultura publicou a Instrução Normativa Nº 48 que aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa. Entre as principais mudanças estão a permissão do ingresso de animais vacinados destinados ao abate e exportação em zonas livres sem vacinação e a permissão do retorno de animal originário de zona livre sem vacinação para participação em feiras ou centrais de inseminação localizadas em zona livre com vacinação.
Recursos
Os recursos destinados às operações da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) tiveram um incremento de 56%. A partir desta adição, a Conab passa a ter R$ 25 milhões para garantir o preço mínimo estabelecido pelo governo federal a 17 produtos extrativos.
AgroNordeste
O Senar Alagoas atendeu 300 produtores rurais na primeira etapa do Programa Agronordeste. Conduzido pelo Ministério da Agricultura com o apoio da Confederação da Agricultura, entre outras instituições, o programa tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural na região Nordeste.
Meta
O Agronordeste foi lançado no último mês de outubro e é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte de sua produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. O plano de ação tem duração de dois anos, com a meta de atingir positivamente 1.157 propriedades no Estado.
Esclarecimento
Em nota sobre a suspensão do Programa do Leite, informada aqui, cooperativas e associações de agricultores familiares, representando mais de três mil pequenos produtores rurais de Alagoas, apostam na retomada do programa - o quanto antes.
Pausa
“O Programa do Leite (PAA-Leite) deu uma pausa, uma parada para ajustes necessários, processo que inclui a implantação de um novo sistema de gestão, que promete reduzir a burocracia e dar mais agilidade à distribuição do leite”, diz trecho da nota.
Retomando
“As cooperativas e associações que representam os agricultores familiares participantes do programa acreditam que o convênio PAA-Leite, renovado entre a Secretaria de Estado da Agricultura de Alagoas e o Ministério da Cidadania até março de 2021, será retomado o mais rapidamente possível.”, continua nota.
Peso
“A retomada do Programa do Leite é fundamental para assegurar a manutenção de mais de três mil agricultores familiares no campo, com qualidade de vida e dignidade. E é também essencial para assegurar uma nutrição adequada a 80 mil beneficiários nos 102 municípios alagoanos. São crianças, gestantes, nutrizes e idosos, que encontram no leite uma alimentação saudável e nutritiva”, diz ainda trecho da nota que você pode ler na íntegra no meu blog na Gazetaweb.