app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA24072020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/07/2020 - Matéria atualizada em 23/07/2020 às 21h53

Todos pelo...

A bancada de Alagoas na Câmara dos Deputados fez o que se esperava na votação da PEC que torna o Fundeb um programa permanente. Todos os nove representantes do Estado votaram pela aprovação.


...Fundeb

Agora a PEC vai para aprovação no Senado. E lá, mais uma vez, a bancada de Alagoas votará em defesa da educação pública e de qualidade.


Imprescindível

“O Fundeb é instrumento imprescindível para o financiamento da educação básica. Precisa ser tornado permanente. O Legislativo tem nas mãos mais uma oportunidade de reafirmar seu compromisso com o futuro do País. Com educação não se brinca!”, disse o senador Fernando Collor no Twiiter.


Ampliando

Também pelo Twitter, o senador Renan Calheiros disse que “O Fundeb é imprescindível para educação e para os mais pobres. No Senado, votarei pela constitucionalização e o aumento gradual dos repasses. Os investimentos sobem de 3,7 mil aluno/ano para 5,7 mil. Educação é instrumento de redução das desigualdades.”


Continua

“Sou a favor da continuidade e do aumento do Fundeb, que é a principal ferramenta de manutenção do ensino público e que precisa ser fortalecido, especialmente agora em tempos de crise. Oito em cada 10 municípios dependem desses recursos para pagar os professores e funcionários da educação”, adiantou, também pelo Twitter, o senador Rodrigo Cunha.


Sem redução

Rodrigo defendeu ainda que “qualquer tentativa de reduzir o aporte do governo federal no Fundeb tem que ser rejeitada. Não podemos correr o risco de vermos educadores sendo desvalorizados e escolas fechando. A educação é a melhor saída que temos para superar a desigualdade que entristece o nosso país.”


Plantio

A estação das chuvas está aí e com ela a época de fornecedores e usinas de cana-de-açúcar realizarem o plantio de inverno. De acordo com dados do departamento técnico do Sindaçúcar-AL, atualmente, a área cultivada de cana no Estado gira em torno de 330 mil hectares.


Plantio 2

Deste total, segundo o levantamento do Sindaçúcar-AL, está embutida a área de colheita na safra 19/20 de 280 mil hectares. A produtividade média alcançada na safra passada alcançou 60 toneladas por hectare.


Moagem

O Sindaçúcar-AL informou também que a safra 20/21, que deve ser iniciada pela maioria das usinas no próximo mês de setembro, poderá ter um crescimento de 5% até 10% ante ao ciclo passado. Com isso, a moagem poderá chegar a 18 milhões de toneladas de cana processadas ou, na pior das hipóteses, repetir a moagem do ciclo anterior.


Crie o Impossível

A terceira edição do Crie o Impossível, iniciativa da organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação, que conta com a co-realização do Sebrae, já tem data agendada: será no dia 30 de julho, a partir das 16h. Neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento será completamente online e aberto a todos os públicos.


Serviço

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico www.crieoimpossivel.com.br.


Tema

As duas primeiras edições do Crie o Impossível aconteceram no Estádio Mineirão, que fica localizado na cidade de Belo Horizonte (MG), reunindo mais de 14 mil estudantes numa grande sala a céu aberto. Em novo formato, a edição deste ano terá como tema “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”.

Mais matérias
desta edição