app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA25072020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 25/07/2020 - Matéria atualizada em 25/07/2020 às 06h00

Esquerda…

Partidos e movimentos da esquerda alagoana deram um passo significativo nessa sexta-feira (24) para tentar conter o avanço da direita em Maceió. O PT e o PSOL anunciaram, em comunicado nas redes sociais, que “marcharão juntos” nas eleições deste ano na capital.


...unida

A aliança entre PT e PSOL pode ser apenas o começo. As conversas que começaram com o PDT de Ronaldo Lessa, ao que se sabe, continuam. A estratégia de formar uma frente de esquerda não é nova na política alagoana. E quando foi bem construída, no passado, viabilizou a eleição de governador, deputados, prefeitos e até de uma senadora.


Anunciando

“Corremos o risco de ver em Maceió os representantes locais do bolsonarismo assumindo a prefeitura. Diante do cenário pré-eleitoral que configura-se na cidade com recrudescimento das forças de direita representadas pelas candidaturas nesse campo, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Maceió, a partir de diálogos democráticos e reflexões, vêm a público, de mãos dadas e punhos cerrados, informar que marcharão juntos nas eleições de 2020.”, diz comunicado dos dois partidos.


Ampliando

“Assim, por meio de ações e gestos concretos como o lançamento deste Manifesto, além da realização de uma Plenária Virtual e outras, estamos construindo uma caminhada. Ao tempo em que fazemos um chamado a todos os partidos do campo democrático e da esquerda para se unirem a nós nessa luta, deixamos claro que respeitamos as táticas definidas por estas agremiações partidárias, porém entendemos que é indispensável dar consequência e fortalecer uma unidade da esquerda para derrotar Bolsonaro desde agora e durante as eleições municipais de Maceió”, continua o comunicado.


Em queda

A abertura de shoppings e outros setores da economia que estavam suspensos em Alagoas – especialmente em Maceió - não parece ter afetado negativamente a situação epidemiológica do Estado. O número de óbitos por Covid-19 está estabilizado na capital e no interior. Neste momento, Alagoas é um dos quatro Estados do país onde as mortes estão em queda.


Caindo mais

E esta semana, pela primeira vez a taxa de transmissão do novo coronavírus em Alagoas ficou em 0,87. Lembrando que um para um é quando uma pessoa contamina outra, ou seja, estabilidade. Acima disso uma pessoa contamina mais de um, tendência de alta. Abaixo de um, o vírus perde força, na medida em o número de contaminados cairá gradativamente até atingir zero.


Cenário

O índice de isolamento social de Alagoas segue caindo, lentamente. Mas também não tem influenciado muito na pandemia. Na média ficou abaixo de 40% ao longo desta semana e fechou em 38,4% nessa quinta-feira (23). O cenário deve levar o governo a abrir novos setores da economia no interior e ampliar a abertura na capital já a partir de 3 de agosto, numa retomada gradual das atividades que em breve deve chegar as escolas e ao serviço público.


Segurança

O Grupamento da Policia Militar (GPM) de Pindorama recebeu, esta semana, uma viatura entregue pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas. O veículo, aliado à liberação por parte da Cooperativa Pindorama, do acesso ao circuito de câmeras que cobrem as principais vias da região, aumentarão a segurança para toda a população local.


Totem

Na solenidade de entrega da viatura da PM, a Cooperativa Pindorama fez a doação de dois totens de álcool em gel para o comando da PM da região, reforçando também as ações de combate e prevenção a Covid-19.


Virtual

O Sindaçúcar-AL será um dos parceiros da 20ª edição da Conferência Internacional DATAGRO sobre açúcar e etanol, que acontecerá de maneira 100% online. O evento, que ocorrerá no mês de outubro, contará com feira em ambiente virtual (unreal) e duas arenas de conteúdo técnico.

Mais matérias
desta edição