Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA14082020
.

Os números...
A safra de cana-de-açúcar 20/21 será aberta em Alagoas no próximo dia 18, na Usina Pindorama. A ‘botada’ será precedida da tradicional missa de começo da moagem.
...safra
A estimativa do Sindaçúcar-AL é que a próxima moagem atinja 18 milhões de toneladas de cana. As usinas alagoanas estão na fase de ajustes finais (apontamentos na indústria) para o início do novo ciclo canavieiro do Estado. De acordo com o sindicato, a safra 20/21 contará com 15 unidades industriais em operação.
Moagem
Para o novo ciclo da cana em Alagoas, a previsão é que as usinas processem mais de 9,9 milhões de toneladas de cana própria. Enquanto isso, os fornecedores deverão moer pouco mais de 6,4 milhões de toneladas, além de 1,6 milhão de toneladas de cana de outras fontes produtoras. Em comparação com a safra 19/20, em que foram esmagadas 16,9 milhões de toneladas de cana, é esperado um crescimento de 6,4% nesta nova moagem da cana no Estado.
Produtos
Em relação à produção de açúcar para a safra 20/21, a expectativa é que sejam produzido 1,5 milhão de toneladas, sendo pouco mais de um milhão do tipo VHP e mais de 454 mil toneladas do cristal. Já no item etanol, a produção estimada é de 471 milhões de litros. Deste total, mais de 233 milhões de litros são do tipo anidro e mais de 237 milhões do hidratado.
Pendura
Em fevereiro e durante todo o isolamento social, o endividamento geral do consumidor de Maceió vem apresentando crescimento, segundo a Pesquisa de Endividamento do Consumidor (PEIC), realizada pelo Instituto Fecomércio AL/CNC.
Endividados
O levantamento de julho aponta alta de 0,5 pontos percentuais (p.p.), o equivalente a uma variação absoluta de 0,8%. Esse aumento acrescenta 1.750 consumidores ao grupo endividados, totalizando 219 mil pessoas em julho.
Em campanha...
O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor, está em plena campanha para indicar o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL). Mas não pretende ser o indicado.
...para indicar
Ao estilo – e sem reservas –, Marcelo Victor tem pedido votos para a eleição do novo conselheiro, na base do “está comigo?”. Mas o presidente já sinalizou para vários deputados que quer mesmo é assegurar o direito de indicar “um nome dele” para o mais desejado cargo público de Alagoas – o sonho de consumo de 9 entre 10 dos políticos alagoanos.
Plano A
“Não existe essa possibilidade do Marcelo disputar a vaga. O que pretende é fazer a indicação”, diz um influente deputado – sem revelar pistas do “nome” que seria escolhido pelo presidente da Casa.
Disputa
Renan Filho também quer o mesmo que o presidente da ALE. O governador quer indicar o próximo conselheiro. E, no caso dele, se mantida a decisão do Tribunal Federal da 5ª Região, a escolha será mais simples – será uma decisão pessoal.
Parecer
A tese de que vaga aberta por Cícero Amélio é de livre escolha do governador foi reforçada pela PGE. “Abre-se a sucessão para a vaga de escolha exclusiva do Governador do Estado, haja vista que se encontram já preenchidos os quatro cargos de escolha da Assembleia Legislativa de Alagoas, o de integrante de auditor do Tribunal de Contas e o de integrante do Ministério Público de Contas.”, diz trecho do parecer, publicado no dia 5 de agosto, assinado por Francisco Malaquias.
Pensando
Confirmada a tese, Renan Filho não vai abrir mão de indicar um nome seu. E fará isso sem pressa. Ao que tudo indica, governador e presidente ALE vão conversar muito sobre quem é que indica. Provavelmente, a decisão será mais uma vez tomada pela Justiça.
