app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA03092020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 03/09/2020 - Matéria atualizada em 03/09/2020 às 06h00

Muda tudo

Na reta final das convenções partidárias, um novo cenário político pode ser traçado nas eleições de Maceió. Nos bastidores as apostas apontam para reviravoltas em todas as frentes formadas até agora. Até candidatos bem avaliados em pesquisas, a exemplo do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), podem se retirar da disputa majoritária.


Não muda nada

As conversas se intensificaram nos últimos dias. Tem gente apostando que Lessa poderá ser vice de JHC (PSB) ou candidato a vereador. Tudo por conta de uma aliança nacional entre PSB e PDT. Outras frentes de articulação foram abertas. E o vice do PSB pode ser indicado pelo PSD (vereador Zé Márcio) ou pelo PSDB (ex-secretária Adriana Toledo). Nesse caso, Ronaldo continuaria candidato – e com boas chances de chegar ao segundo turno.


Tudo pode…

Parafraseando Nonô na citação a Marco Maciel, “tudo pode acontecer, inclusive nada”. O DEM, por exemplo, teria fechado com Davi Filho (PP), mas ainda pode pular para outro palanque. O PSD, que já esteve com Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e com Davi, estaria com JHC, mas pode voltar a somar com Gaspar. E Lessa, pode voltar a conversar com o PT. É muita especulação. E só acaba no dia 16, última data das convenções.


Expansão

A Fini, uma das principais empresas de candies (confeitos) do mundo, segue na expansão de franquias e aposta no potencial de mercado da região Nordeste do País. As novas operações chegam pela primeira vez em Campina Grande (PB), além de ampliar presença nos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.


Presença

A nova loja da franquia em Alagoas passa a funcionar no Maceió Shopping. Com as inaugurações, a Fini soma, agora, 11 franquias no Nordeste e planeja fortalecer a presença da marca na região. “Entendemos como uma importante oportunidade de ampliar nosso modelo de negócio em toda a região, e queremos continuar trabalhando arduamente para consolidar a marca em diversos estados e levar o sorriso Fini para todo o Nordeste”, afirma Patrick Ramos, gerente nacional de negócios da Fini.


Oportunidade

Patrick destaca, ainda, que as novas franquias foram adquiridas por empreendedores da região. “O modelo de negócio de uma franquia Fini tem lucratividade, baixa complexidade, simplicidade de operação e experiência de compra exclusiva. Uma prova disso é que, além de conquistarmos novos franqueados pelo Brasil, também temos aqueles que adquirem uma segunda unidade, como é o caso dos quiosques de Maceió, Campina Grande e Natal”, complementa Patrick Ramos.


Cooperativismo

Na próxima quarta-feira (9), o Sebrae em Alagoas encerrará a websérie “Economia Criativa em Dados” abordando o tema “Cooperativismo para a Economia Criativa”. O terceiro e último evento da websérie contará, a partir das 10h, com a participação da atual presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió, Vânia Amorim, e da professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Ana Milane. O professor e economista Chico Rosário, que também integra o corpo docente da Ufal, será o mediador do webinar.


Temática

De acordo com a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Débora Lima, o evento irá abordar experiências de cooperativismo voltadas ao setor da Economia Criativa no Estado. “A gente vai abordar alguns aspectos específicos da importância dessas associações, desses fóruns, e falar um pouquinho dessa movimentação que está acontecendo em Alagoas, principalmente em decorrência da Lei Aldir Blanc”, explica.


Cana

A usina Santo Antônio, que anunciou o início da moagem 20/21 para o dia 1º de setembro, resolveu antecipar o começo da safra para o dia 28 de agosto, tendo sido a segunda unidade industrial a entrar em operação neste novo ciclo da cana em Alagoas. A primeira foi a usina da Cooperativa Pindorama, no dia 20.

Mais matérias
desta edição