app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia Alagoana na coluna Mercado Alagoas

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/09/2020 - Matéria atualizada em 04/09/2020 às 09h49

Tiro no pé

Não pega bem para o presidente do PSDB Alagoas, Rodrigo Cunha, a briga com a deputada federal Tereza Nelma, presidente do PSDB Maceió. Apesar de ter destituído a deputada federal do diretório do partido na capital, o senador tem tudo para sair mal da queda de braços.


Velha política

Tereza acusa o senador de machismo, autoritarismo e práticas da velha política. A destituição do diretório municipal, eleito de acordo com normas do partido, ‘foi ato isolado e unilateral’ do senador: “A decisão isolada de Rodrigo Cunha transpira autoritarismo”, diz a deputada.


Repeteco

Rodrigo Cunha tentou fazer com Tereza Nelma, segundo ‘leitura’ dos meios políticos, o mesmo que fez com o prefeito Rui Palmeira – que era impor sua decisão ou preferência. Certamente não esperava a reação da deputada. E para piorar, ainda tem sido criticado por ‘atacar’ uma mulher que passou recentemente por sérios problemas de saúde.


Reforma...

O secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, participou nessa quinta-feira, no Recife, de reunião sobre a Reforma Tributária com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o relator da reforma, Aguinaldo Ribeiro, e demais secretários da Fazenda dos estados do Nordeste.


...tributária

Os secretários defenderam que a reforma tributária contemple uma fatia do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) para abastecer um fundo de desenvolvimento regional. Os secretários rejeitaram a ideia de que esse fundo seja abastecido com recursos do pré-sal.


Sem guerra

De acordo com Santoro, há um consenso sobre a necessidade de que o fundo regional esteja previsto na reforma, “como forma de compensar os Estados nordestinos pelo fim da guerra fiscal e preservar a manutenção das empresas na região.”


Convergência

Durante o encontro, Rodrigo Maia se colocou à disposição para articular a demanda dos estados com o governo federal. “Acho que a convergência é muito grande. Quase que 100% daquilo que os secretários estão pleiteando e a gente acredita que seja o caminho correto. Acho que a questão principal é sobre o Fundo de Desenvolvimento Regional, que nós apoiamos”, disse Maia.


BB

A gerência de mercado AGRO da Superintendência regional de Alagoas Banco do Brasil informou que houve ampliação do crédito concedido. Em comparação aos valores de crédito rural emprestados no Estado no período de março a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, houve um incremento de 35%.


Recursos

Com o lançamento, em junho passado, do Plano Safra 20/21, o Banco do Brasil teve mais de R$ 300 milhões disponíveis para atender o agropecuarista alagoano. Neste contexto, os créditos podem contemplar desde operações de custeio, como também de investimento e de comercialização da produção agropecuária. Os juros variam de 0,5% a 7,5 % a.a.


Turismo rural

Alagoas participa da 16ª edição da maior feira de turismo rural do Brasil, a RuralTur, com 17 empreendimentos de diversos cantos do estado, que, juntos com o Sebrae Alagoas, ajudam a movimentar a economia no Sertão, Agreste e Zona da Mata. O evento acontece de forma totalmente digital até esta sexta-feira (4) e pode ser acompanhado no endereço www.ruralturdigital.com.br.


Apresentando

“E todos esses empresários participam da seguinte forma: eles apresentam seus produtos, participam de rodadas, visitas técnicas, apresentam vídeos para mostrar, por exemplo, como é que acontece uma visita guiada com os grupos para mostrar as dependências de suas pousadas”, explica a gerente adjunta de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Fátima Aguiar.

Mais matérias
desta edição