app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA11092020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 11/09/2020 - Matéria atualizada em 11/09/2020 às 06h00

Não muda

Pela primeira vez em toda a sua carreira política, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) será candidato a vice. Apesar da desistência, o quadro eleitoral em Maceió não deverá sofrer grandes alterações. Os principais analistas e cientistas políticos continuam apostando que as eleições da capital só serão decididas no segundo turno.


Entra e sai

Com a saída de Lessa da disputa pela vaga de prefeito, o principal beneficiado não parece ter sido, como se esperava, o pré-candidato do PSB, deputado federal JHC, de quem o ex-governador será candidato a vice. Cícero Almeida (DC) ganhou musculatura com o apoio do PTB e confirmou o nome na disputa pela cadeira que um dia já foi sua.


Reforço

A coligação com o PTB dará a Almeida algo que ele não teria se ficasse só com o DC: tempo no guia eleitoral e direito a participação nos debates.


Mais um tombo

Não foi Lessa o único a desistir de disputar à prefeitura. Basile Christopoulos anunciou ontem que não é mais pré-candidato a prefeito. O partido dele chegou a ‘conversar’ com o PT, mas tinha acertado uma coligação com o PDT. Com Ronaldo virando vice, a coligação implodiu e agora o PSOL lança Valéria Correia, ex-reitora da Ufal, como sua candidata prefeita.


Tem mais

Além de Lessa e de Almeida, outro ex-prefeito de Maceió também quer a vaga que um dia já foi dele. Corintho Campelo da Paz deve ser confirmado como candidato a prefeito de Maceió durante a Convenção do PMN, que ocorre neste domingo, 13.


Retomada

A distribuição do Programa do Leite foi retomada pela Secretaria de Estado da Agricultura, na quarta-feira, 09, no município de Coruripe. Foram beneficiadas mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade nutricional. Na oportunidade, foram entregues 4.200 litros de leite para os cadastrados no programa.


Moagem

A safra 20/21 segue a pleno vapor em Alagoas. Iniciada na segunda quinzena de agosto pelas usinas Pindorama e Santo Antônio, a moagem já conta com mais duas unidades industriais em operação de um total de 15 que deverão participar deste novo ciclo da cana no Estado. São elas: Serra Grande e Leão.


Moagem 2

Na safra 20/21, segundo estimativas das usinas, deverão ser processadas 18 milhões de toneladas de cana, o que representa um crescimento superior a 6% em comparação com a moagem 19/20, onde foram processadas 16,9 milhões de toneladas de cana.


Nelore

Os irmãos Barros Correia - Celso, Aloísio e Ricardo - estão com o rebanho fechado para o 19º Leilão Barros Correia. O remate vai abrir as atividade da 70º Expoagro/AL, dia 24 de outubro, na Fazenda Recanto. No tatersal, produtos para a pecuária de corte e de elite: bateria de touros que é para servir criadores de vacada comercial; vacas paridas e prenhes para criadores que fazem elite e novilhas cara limpa, além de touros para coleta de sêmen.


Expoagro

Com data marcada para o período de 24 de outubro a 1º de novembro, a 70º Expoagro/AL fará o lançamento das atividades deste ano na segunda-feira, 28, durante o Encontro dos Pecuaristas de Alagoas (EPA), no Parque da Pecuária. A edição comemorativa do evento confirmou a realização de julgamentos, competição nacional, leilões e palestras. As atrações serão divididas entre presenciais e virtuais. O evento seguirá o protocolo de prevenção a codid-19.


Vaquejada

O mercado de vaquejada volta a aquecer os negócios do cavalo quarto de milha com a retomada do esporte. O criador Cícero Andrade, que promove o Leilão Vale Rico, aposta na valorização da genética de vaquejada no remate que acontece dia 26 de setembro, direto do Rancho Vale Rico, com “live”, transmitindo para todo o mundo. Serão ofertados 35 produtos, sendo potros, potras e matrizes, com muitos filhos do craque de vaquejada Diego Steel.

Mais matérias
desta edição