app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA15092020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 15/09/2020 - Matéria atualizada em 15/09/2020 às 06h00

Consecana

Integrantes do Conselho de Produtores de Cana-de-açúcar e Etanol dos Estados de Alagoas e Sergipe (Consecana-AL/SE), reunidos para discutir o fechamento oficial da safra 19/20, destacaram que o ciclo teve uma performance considerada positiva pelo setor sucroenergético com aumento de 4% de cana e de ATR. Em comparação ao ATR final da safra 18/19, no ciclo 19/20 houve um crescimento de R$ 10, remunerando melhor os fornecedores de cana do Estado.


Expectativa

Para o presidente do Consesana e da Asplana, Edgar Filho, a safra 19/20 foi satisfatória com um crescimento superior a 16 milhões de toneladas de cana. “Com isso, a expectativa para o setor é que neste ciclo 20/21 sejam processadas algo em torno de 18 milhões de toneladas de cana”, afirmou.


Caminho

Para Edgar Filho, o cenário de crescimento que vem ocorrendo nas últimas moagens demonstra que o setor está conseguindo se manter no caminho certo. “Alagoas está recuperando o que foi perdido pela seca e pelas políticas erradas do Governo Federal. Estamos tentando retomar o patamar histórico do Estado, quando foram produzidas 25 milhões de toneladas de cana”, destacou.


Não vai

Em recuperação, após cirurgia para retirada de tumor no rim, o senador Renan Calheiros, presidente do MDB em Alagoas, não participa das convenções da agremiação em Maceió, nesta terça, e Arapiraca, nesta quarta-feira.


Ganhando tempo

A convenção medebista foi remarcada para a quarta-feira (16), último dia do prazo. O vice-governador Luciano Barbosa tenta convencer o deputado estadual Ricardo Nezinho a apoiar o nome de seu filho, Daniel, como candidato a prefeito. Por lá o quadro segue indefinido.


Na última hora

A indefinição no MDB também levou outros pré-candidatos a marcar a convenção em Arapiraca para o dia 16. É o caso do Republicanos da atual prefeita e pré-candidata à reeleição, Fabiana Pessoa, do Solidariedade da vereadora Gilvânia Barros e do PP de Tarcizo Freire.


Dois ou três

Dependendo do que decidir o MDB, o município poderá ter, em mais uma eleição, três forças com chances de vitória nas eleições deste ano. Se Nezinho for o candidato, tudo indica que terá o apoio de Tarcizo Freire. Nezinho também poderá apoiar Tarcizo se o nome escolhido no MDB não for o dele ou de Luciano.


Definido

O MDB de Maceió faz convenção nesta terça, em sua sede, a partir das 14h. Alfredo Gaspar será confirmado como candidato a prefeito e Tácio Melo como vice.


Fórum

“Integridade e sustentabilidade em tempos de crise” é o tema central do IV Fórum de Integridade do Banco do Nordeste, cujas inscrições já estão abertas em bnb.gov.br. O evento será nos próximos dias 21 e 29 de setembro, em sua primeira edição totalmente virtual devido à crise sanitária. O objetivo é promover diálogo entre governos, instituições bancárias e de mercado sobre a atual ambiência de governança do Brasil.


Programação

O IV Fórum de Integridade do BNB será aberto, às 9h de segunda-feira (21), pelo presidente do Banco, Romildo Carneiro Rolim, e pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário. Em seguida, às 9h30, será realizado o painel “Governança e gestão de processos críticos nas organizações em tempos de crise”. O debate terá foco em elementos de cultura organizacional e seus efeitos sobre o sistema de governança e gestão de processos críticos no contexto da pandemia.


Feira

Suspensa desde março passado, em virtude da pandemia da Covid–19, a feira de animais de Canafístula de Frei Damião, localizada no município de Palmeira do Índios, retomou as atividades nesta segunda-feira, 14, após autorização da Adeal. A feira, que em dias normais movimenta mais de mil animais, reabriu mediante a aplicação das medidas de prevenção ao novo coronavírus determinadas no protocolo sanitário da agência de defesa agropecuária de Alagoas.

Mais matérias
desta edição