app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA24092020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/09/2020 - Matéria atualizada em 24/09/2020 às 06h00

Retomada

A Braskem, segundo informações dos secretários estaduais da Fazenda e Desenvolvimento Econômico e Turismo, George Santoro e Rafael Brito, respectivamente, vai retomar a produção em sua unidade de Maceió a partir de outubro.


Parada

A produção de cloro-soda e dicloretano está suspensa na fábrica de Maceió desde 9 de maio de 2019, conforme fato relevante divulgado pelo mercado. Para suprir seus clientes, a empresa tem recorrido, principalmente, a importação desses produtos.


Ajustes

A companhia informou, em abril deste ano, o início de projeto para mudar a base de matéria prima para as fábricas de cloro-soda por meio da aquisição de sal marinho de terceiros, nacional e/ou importado. O produto será estocado, dissolvido em água para produção de salmoura e posteriormente tratado e enviado para processamento.


Investimentos

Para as adaptações na planta, que operava com sal de mineração em Maceió (área do afundamento) a empresa estimou aproximadamente R$ 60 milhões em investimentos.


Mineração

A Braskem pretende retomar a mineração de sal-gema em Alagoas e já obteve autorização para estudos em áreas da zona rural do município de Paripueira. Rafael Brito avalia que a exploração do mineral é viável: “A tecnologia hoje é mais avançada e segura, além disso, a área em estudo é distante de regiões habitadas”, pondera.


Impacto

George Santoro avalia que a retomada da produção na planta da Braskem em Maceió terá impactos positivos na arrecadação do Estado, na medida em que a indústria vai demandar um grande consumo de gás natural, energia e vários outros insumos.


Positivo

O criador Celso Pontes de Miranda vai promover, dia 27 de outubro, às 19h, durante a 70º Expoagro/AL, o 17º Leilão Nelore Positivo. O remate acontecerá no formato virtual com transmissão ao vivo pelo site da Agreste Leilões. Serão comercializados 25 touros Puros de Origem (PO) avaliados, oito vacas paridas, 85 novilhas cara limpa, além de lotes de 50 bezerros. A oferta do nelore CPMF deverá todas as classes produtivas da pecuária. No dia do Leilão, o Nelore CPMF vai montar um ponto de encontro na Casa do Criador , no Parque da Pecuária, para criadores de Maceió acompanharem o remate e ofertar os lances na mesa da leiloeira.


Apresentação

Nesta quinta-feira, 24, os Irmãos Barros Correia - Celso, Aloísio e Ricado - retomam as apresentações do rebanho que vai ser ofertado no 19º Leilão Nelore Barros Correia, no dia 24 de outubro. Mais um grupo vai desembarcar na Fazenda Recanto, em Chã Preta, para conferir a qualidade do rebanho, a partir das 10h.


Tropa

O criador e promotor do Leilão Vale Rico, Cícero Andrade, avisa que a tropa já está a postos para o remate que acontece sábado, 26, a partir das 15h. A live, que será transmitida direto do Rancho Vale Rico em Maceió, vai mostrar os 45 lotes com genética exclusiva para vaquejada. As condições de compra incluem parcelamento em até 40 vezes. A modalidade pré-lance será aberta nesta sexta-feira, 25,no site da Agreste Leilões.


Criativa

O Sebrae, em parceria com o Impacta Nordeste, lançou em agosto o Mapeamento Sebrae de Economia Criativa do Nordeste. As inscrições se encerram no dia 8 de outubro e o projeto pretende impulsionar negócios que utilizam a criatividade como ferramenta.


Público

Podem participar da iniciativa microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Os negócios podem estar inseridos em segmentos ligados a quatro áreas específicas: consumo (publicidade, marketing, arquitetura, design e moda), cultura (expressões culturais, patrimônio e artes, música, artes visuais e artes cênicas), mídias (editorial, games e audiovisual) e tecnologia (P&D, Biotecnologia e TIC).

Mais matérias
desta edição