app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA25092020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 25/09/2020 - Matéria atualizada em 25/09/2020 às 06h00

Última...

É pegar ou largar. A comissão executiva estadual do MDB convocou reunião de seus integrantes para nesta sexta-feira (25). Na pauta, deliberação sobre a dissolução do diretório municipal do MDB em Arapiraca e outros assuntos correlatos.


...chance

A dissolução do diretório é dada como certa, embora os integrantes do MDB Arapiraca tenham direito a defesa – se quiserem. O segundo ponto pode “salvar” os candidatos do partido no município – principalmente os que disputam vaga de vereador. Autorizado pelo diretório nacional, a direção estadual do MDB pode registrar os candidatos do partido. Mas o prazo acaba amanhã.


Impasse

A orientação do diretório estadual do MDB, que convocou a convenção do diretório em Arapiraca no dia 16 e cancelou a do dia anterior, era para a escolha das candidaturas a prefeito de Ricardo Nezinho ou de Daniel Barbosa. Em reunião “paralela”, os convencionais aprovaram os nomes de Luciano Barbosa e Rute Pereira, para prefeito e vice – o que levou ao registro de ata sem candidatos.


Entendimento

De acordo com um integrante do diretório estadual do MDB, o partido poderá fazer a indicação dos candidatos até este sábado, desde que se chegue a um “consenso” na reunião. Para isso, Luciano teria que estabelecer um entendimento com Ricardo Nezinho. Sem acordo, o partido pela primeira vez na história ficará fora de um pleito em Arapiraca.


Quem te viu...

A popularidade de Luciano Barbosa nunca esteve tão em alta na Assembleia Legislativa de Alagoas como agora. Deputados que antes ‘torciam o nariz’ para o vice-governador agora torcem e trabalham para que ele seja candidato e se eleja prefeito de Arapiraca.


Novo aliado

O ‘rompimento’ com Renan Filho, provocado pela candidatura de Luciano Barbosa em Arapiraca, virou prato cheio na aproximação com os deputados. O que os parlamentares querem, de fato, é a vaga de governador para Marcelo Victor (SD). Ainda que o Plano A não dê certo, a ‘Casa’ teria ao seu lado um novo amigo de infância, que assumiria o Palácio dos Palmares em caso de afastamento do governador para se candidatar em 2022.


Novo papel

Há quem diga que Luciano Barbosa ‘ganhou’ a vaga de vice de Renan Filho graças à extrema confiança e amizade que tinha (tem?) do senador Renan Calheiros. O projeto era pra assumir o governo, sendo ou não candidato à reeleição. Agora, com o rompimento, há quem acredite ele poderá até substituir o governador, mas a apoiá-lo é outra história.

Moagem

A safra 20/21 segue a pleno vapor em Alagoas. Das 15 unidades industriais que estavam previstas para operar neste novo ciclo da cana, que teve início em agosto passado, 14 já estão em pleno funcionamento. A expectativa é que até nos próximos dias todas elas estejam em operação.


Cota

O presidente da Asplana, Edgar Filho, declarou que a cota adicional de açúcar brasileiro para os EUA, que passou de 230 para 310 mil toneladas e que, por lei, beneficiará exclusivamente os produtores do Nordeste, trará ganhos para o setor canavieiro da região. “Para nós, fornecedores, quanto maior a cota americana, melhor. Vamos ter reflexo positivo no preço do Consecana”, afirmou.


Assembleia

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, que no início da semana teve aprovada a prestação de contas da empresa, afirmou que vai continuar na busca de recursos para colocar a UBL de Batalha em funcionamento, aumentando, desta forma, a participação e a força do produtor rural dentro da cadeia da bacia leiteira de Alagoas.


Expoagro

Mais uma grande atração foi confirmada para Expoagro 2020: o Shopping Raça Mangalarga Marchado, que ocorre no período de 24 de outubro a 1º de novembro, no período de 14h às 22h. Para o acesso ao catálogo, fotos e vídeos dos animais que serão colocados a venda, basta clicar no site www.racaeventosrurais.com.br.

Mais matérias
desta edição