app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA09102020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 09/10/2020 - Matéria atualizada em 09/10/2020 às 06h00

Na fila

Depois de confirmar a “privatização” da Casal – a concessão do saneamento na região metropolitana de Maceió –, o governo de Alagoas quer lançar o edital para a concessão do matadouro de Viçosa.


Impasse

O edital de concessão do matadouro só depende agora da aprovação no Conselho Estadual das PPPs. Até agora, o processo só não saiu porque os representantes da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputados Davi Maia (DEM) e Jó Pereira (MDB), têm defendido a definição dos preços que serão cobrados no futuro aos marchantes. O governo considera a medida impraticável.


No voto

Diante do impasse, o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, que também faz parte do conselho, presidido por Fabrício Marques Santos (secretário de Planejamento e Gestão), defende que a questão seja decidida no voto, o que deve ocorrer na próxima reunião, no começo da próxima semana.


Lei de mercado

Na avaliação de George Santoro, os preços cobrados pelo concessionário deve seguir regras de mercado. “Estudos da FGV apontam que o matadouro de Viçosa terá outros cinco matadouros como concorrentes, num raio de 150km, sendo alguns de Alagoas e outros de Pernambuco”, pondera.


Abio

O diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Dagoberto Omena, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), nessa quarta-feira (7). Criada em 1943, a rede, com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, representa o conjunto das organizações governamentais responsáveis pela publicação dos atos oficiais dos diversos níveis de governo e, atualmente, reúne 17 entidades associadas, além da Imprensa Nacional.


Inédito

Dagoberto Omena torna-se o primeiro alagoano à frente da Abio, conglomerado de direito privado interessado no aperfeiçoamento da prestação dos serviços de produção, publicação, tratamento, preservação e integridade dos atos oficiais – historicamente concentrados nos Diários Oficiais de cada Estado e da União.


Turistech

Nos dias 20 e 21 de outubro, a partir das 19h, o Sebrae em Alagoas realizará mais uma edição do Seminário Turistech. O evento, que é destinado a empresários, estudantes e profissionais que atuam no setor do turismo no Estado, irá abordar temas relacionados à tecnologia e experiência do turista, promovendo palestras com nomes de destaque nacional e encontros de negócios.


Perspectivas

Segundo o gerente da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vítor Pereira, o seminário tem por objetivo ampliar conhecimentos e perspectivas dos participantes a respeito do tema gestão de destinos turísticos. “Queremos promover o acesso a conteúdo atualizado e a conhecimentos sobre gestão de destinos turísticos, apresentando oportunidades de melhorias e implantações para os nossos empreendimentos”, destaca.


Novo formato

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento deverá acontecer em formato virtual. “Em 2019, realizamos em Delmiro Gouveia, no Hotel Bristol, e em Penedo, no Teatro Sete de Setembro, com 193 participantes e 181 participantes, respectivamente. Em 2020, já estávamos com praticamente tudo pronto para a realização, mas veio a pandemia”, relata Vítor Pereira. A inscrição é gratuita e pode ser feita em https://loja.al.sebrae.com.br/loja/evento/1339633.


Sem leite

Apesar de a distribuição do Programa do Leite ter sido retomada pelo governo do Estado, mês passado, moradores de Maceió afirmam que ainda não começaram a receber o leite prometido. “Na nossa associação, a distribuição, até agora, ainda não foi retomada e as pessoas precisam desse leite”, afirmou a vice-presidente da Associação Comunitária do Bairro do Prado, Adil Souza, informando que, após o recadastramento, das 100 famílias que recebiam o leite na associação, apenas 12 continuaram.

Mais matérias
desta edição