app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA10102020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 10/10/2020 - Matéria atualizada em 10/10/2020 às 06h00

Tá liberado

O governo publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado de Alagoas, nessa sexta-feira (9), decreto Nº 71.606, de 8 de outubro de 2020, com novas regras do Plano de Distanciamento Social Controlado. O decreto, feito por solicitação da Associação dos Criadores de Alagoas, inclui a autorização para a realização de eventos agropecuários no Estado durante a fase azul.


Autorizando

“Art. 3º Autoriza, na fase azul e em todo o estado de Alagoas, o funcionamento de exposições agropecuárias, conforme Portaria da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura – SEAGRI.”


Confirmado

O presidente da ACA, Domício Silva, explica que o decreto traz a segurança para a realização da Expoagro. “Nosso evento já estava confirmado, mas ainda faltava o decreto para que a exposição seja realizada com respeito aos protocolos sanitários. Com a definição de um protocolo específico, faremos a Expoagro com muito mais segurança para expositores e o público”, aponta.


Anote

A Expoagro 2020 será realizada do Parque da Pecuária, em Maceió, de 24 de outubro a 1º de novembro. Toda a programação de edições anteriores será mantida, com adaptações para os “tempos de pandemia”. Neste ano, por exemplo, não serão realizados shows ou leilões presenciais. “Teremos uma programação diversificada, mas ajustada ao novo normal”, afirma Domício.


Segundo turno

O futuro prefeito de Maceió não deve ser escolhido em 15 de novembro. Mantendo a tradição, das últimas eleições, o maceioense deve pulverizar o voto no primeiro turno e jogar a escolha para o segundo turno.


Empate...

Se as eleições fossem hoje, nenhum dos candidatos a prefeito de Maceió conseguiria votos suficientes para vencer no primeiro turno. Empatados tecnicamente, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e JHC (PSB) iriam disputar o segundo turno, de acordo com a primeira pesquisa TV Gazeta/Ibope divulgada na noite dessa sexta-feira (9).


...técnico

De acordo com o levantamento, Alfredo e JHC aparecem tecnicamente empatados com 26% e 25% respectivamente, já que a margem de erro da pesquisa é 4 pontos percentuais para mais ou para menos.


Na corrida

O ex-prefeito de Maceió Cícero Almeida (DC) teve 10% das menções, enquanto o deputado estadual Davi Filho (PP) foi citado por 5% dos entrevistados. Os dois candidatos apostam em estratégias de campanha, especialmente no guia eleitoral, para “colar” no primeiro pelotão.


Missão

Davi e Cícero devem correr contra o tempo para evitar a polarização da campanha entre Gaspar e JHC.


Pod!

O Sebrae Alagoas lança na próxima semana “mais uma fonte de conhecimento e de informações relevantes para os micro e pequenos negócios”: o podcast do Sebrae Alagoas, o Pod!. O primeiro episódio da temporada de estreia do Pod! será disponibilizado na próxima terça-feira (13), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e Anchor.


Time

Para a primeira temporada, o Sebrae Alagoas promete reunir “um time de peso” para discutir temas que impactam o mundo dos negócios e ajudam a entender os novos rumos do mercado. Serão nove episódios na temporada de estreia. Os podcasts serão disponibilizados semanalmente, sempre às terças-feiras, e contarão com a participação de diversos especialistas do mercado, a exemplo do publicitário Walter Longo, do palestrante e escritor Allan Costa e do professor universitário Luciano Meire, além do diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, que irá conduzir o bate papo e contribuir com as discussões.


Tendências

Para Lages, o Pod! acompanha as tendências que estão desafiando o empresário na atualidade. “Trata-se de uma linguagem que explora novos canais, que apresenta temas contemporâneos, que se conecta com os desafios de entender o que vem por aí, com as transformações que advirão do futuro que se aproxima cada vez mais rápido, e que pode nos surpreender. Por isso, é tão importante estar preparado, se antecipar, manter os ouvidos atentos aos temas tratados por este podcast”, define.

Mais matérias
desta edição