app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA15102020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 15/10/2020 - Matéria atualizada em 15/10/2020 às 06h00

Sem leite

A Secretaria de Agricultura de Alagoas ainda não conseguiu restabelecer normalmente a distribuição do Programa do Leite. Suspensa em junho passado, a entrega do produto foi retomada no começo de setembro, mas até o momento menos de 50% do leite está chegando aos beneficiários.


Pagamento

Em parte, o problema na entrega do Programa do Leite reflete os atrasos nos pagamentos aos agricultores familiares que fornecem o produto, através de cooperativas. A Seagri, segundo o secretário João Lessa Neto, já pagou parte do que era devido aos produtores e deve concluir o processo até o começo da próxima semana.


Lixo...

A Vivo segue empenhada numa campanha interna, voltada para engajar seus quase 33 mil colaboradores sobre a destinação adequada dos resíduos eletrônicos. A empresa arrecadou mais de 1,8 tonelada de resíduos eletrônicos, como cabos, carregadores, celulares, tablets e baterias sem uso.


...eletrônico

A iniciativa integra as ações do programa Recicle com a Vivo, que convida a sociedade a refletir sobre as ações necessárias para tornar o mundo mais sustentável e sobre a importância do descarte adequado do lixo eletrônico, que pode ser feito em qualquer loja Vivo.


Balanço

Em 2019, as lixeiras do programa Recicle com a Vivo receberam o equivalente a 113 mil itens eletrônicos, entre celulares, cabos e baterias. Com esse novo projeto, o objetivo é ampliar em pelo menos 20% este volume em 2021, fortalecendo as iniciativas da Vivo voltadas ao consumo responsável.


Divergentes

Os principais líderes políticos de Arapiraca têm destoado das direções estaduais dos seus partidos na condução da eleição municipal este ano. Depois do imbróglio envolvendo a candidatura de Luciano Barbosa (MDB), outro candidato a prefeito que enfrenta resistências “internas” no seu partido é o deputado estadual Tarcizo Freire, do Progressistas.


Sem intervenção

Mesmo contrariado por um projeto ‘solo’ do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que resolveu se lançar candidato a prefeito, o deputado federal Arthur Lira, líder do PP na Câmara dos Deputados, avisa que não vai ‘intervir’ no PP Arapiraca. “Aí eu me vi assim, teve intervenção do PSDB em Maceió, tem uma no MDB de Arapiraca, e eu vou intervir no PP de Arapiraca? Não vou, mas não estava na nossa programação ter um candidato majoritário lá”, disse.


Conversando

Arthur Lira defende uma aliança com a atual prefeita de Arapiraca e candidata à reeleição, Fabiana Pessoa. E adianta que vai “conversar” com Tarcizo para, juntos, encontrarem uma saída: “A gente tem que ajustar a política como ela é. Não posso tolher a vontade partidária de um companheiro, mas temos que saber prezar os compromissos que são feitos na política previamente”.


Montagem

A Expoagro 2020 vai comemorar os 70 anos de exposição e deve continuar grande como em todas as outras edições. A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) deu início à montagem das estruturas de estandes e baias que vão abrigar as mais de oito raças que estarão presentes no evento. Com seus 8,1 hectares de área (81 mil m²) o Parque da Pecuária também já começou a receber obras de revitalização e higienização dos ambientes.


Única

Principal praça do agronegócio de Alagoas, a Expoagro/AL, que se consagrou como o maior centro de comercialização da pecuária do Norte e Nordeste, em 2020, será a única do Nordeste com atividade confirmada após a pandemia de covid-19.


Varejo

Sebrae em Alagoas realizará, no dia 22 de outubro, a partir das 19h, o webinar “Varejo e o novo normal: desafios e oportunidades”. Com mediação de Roberto Meireles, sócio-fundador do Instituto Rio Moda, o evento contará com a participação de dois palestrantes: Patrícia Rodrigues, diretora da Mais Que Isso, e Léo Rodrigues, head of partner success and support na VTEX.

Mais matérias
desta edição