Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA05112020
.

Emprego
Levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no mês de setembro, aponta que, em Alagoas, as novas admissões no período somaram 22.544. Com os desligamentos, que chegaram a 5.952, o saldo de postos de trabalho no Estado foi de 16.592.
Cana
O início da safra da cana-de-açúcar em Alagoas é sinônimo de aquecimento da economia do Estado com a geração de emprego e renda. O relatório do CAGED informou que dos mais de 16 mil empregos gerados em Alagoas em setembro, pouco mais de 12 mil ocorreram no segmento da indústria de transformação, ou seja, na agroindústria da cana. No geral, durante a safra, o setor gera entre 50 mil e 55 mil empregos no campo e na indústria.
Mais Leite
O Leilão Virtual Mais Leite encerrou as atividades da 70ª Expoagro/AL em grande estilo, com um ponto de encontro para criadores e convidados, no Parque da Pecuária, no último domingo, 1º de novembro.
Em alta
O remate aumentou seu faturamento para R$ 781.500,00, sendo 37,5% maior em relação ao ano passado. Em 2020, os promotores - Domicio Silva, Paulo Amaral, Alexandre Oiticica, Agropecuária Pereira e Alessandro Texeira- disponibilizaram 46 lotes das raças gir leiteiro e girolando.
Viçosa
O Estado de Alagoas publicou nessa terça-feira (03) aviso de abertura de consulta pública para a concessão de direito real de uso do Matadouro Regional de Viçosa. O projeto prevê a conclusão das obras e início da prestação dos serviços de abate de animais em até 2 anos, atendendo à demanda de pelo menos 12 municípios da região do Vale do Paraíba.
Ativos
Autorizado pela Lei Estadual n° 8.261/2020, o projeto foi estruturado pela Alagoas Ativos S/A junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), e a licitação da concessão será conduzida pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), com participação de servidores da SEAGRI e de outros órgãos e entidades do Estado.
Processo
Para apresentação e discussão do projeto junto à população, será realizada audiência pública no dia 18 de novembro, quarta-feira, às 15h, na Câmara Municipal de Viçosa. Haverá ainda um roadshow, no qual os interessados em concorrer pela concessão poderão agendar reunião para discussão do projeto junto à SEAGRI, SEPLAG e Alagoas Ativos. A consulta pública, que ficará aberta até o dia 3 de dezembro.
Bateu…
O guia eleitoral em Maceió vai esquentar ainda mais nos próximos dias. Alfredo Gaspar de Mendonça e Davi Davino Filho aumentaram o tom das críticas nos últimos dias. JHC tentou entrar na ‘briga’ mas ainda não conseguiu.
...levou
No ‘chama’ de lá pra cá e de cá pra lá, Davi e Alfredo polarizam a eleição e podem ir, juntos para o segundo turno.
“Preservando”
Aparentemente Alfredo e Davi decidiram ‘poupar’ JHC, de olho no segundo turno. Mesmo que não consigam o apoio (se ele ficar na disputa), poderão trabalhar para ganhar o apoio dos “eleitores fieis” do deputado.
Acirrada
Poucas cidades de Alagoas tem três nomes com chances efetivas de ganhar a prefeitura. Em mais de 90% dos municípios a disputa é na base dos ‘nós’ contra ‘eles’. Maceió é uma das exceções. A capital repete o cenário de 2016, com três candidatos buscando vaga no segundo turno.
E mais acirramento
No momento, além de Maceió uma das cidades que tem uma disputa acirrada com três nomes é São Miguel dos Campos. Com mais de 61 mil habitantes e 40 mil eleitores, o sétimo maior colégio eleitoral de Alagoas tem um verdadeiro embate entre três nomes de grande peso político.