app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA13112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 13/11/2020 - Matéria atualizada em 13/11/2020 às 04h00

Indefinido

Até amanhã, os principais candidatos a prefeito de Maceió tentam conquistar os 9% de eleitores indecisos. Em situação de empate técnico, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), Davi Davino Filho (PP) e JHC (PSB) têm chances de chegar ao segundo turno. Mas são apenas duas vagas.


Quem vai?

O maior desafio dos candidatos, no entanto, deve ser levar o eleitor à urna. A expectativa é que a abstenção este ano seja recorde em todo o país, em função da pandemia.


Safra

Com mais de 4,6 milhões de toneladas de cana processadas, as 15 unidades industriais em operação em Alagoas na safra 20/21 encerraram o mês de outubro com uma variação de –14,9% em comparação ao mesmo período do ciclo passado.


Crescimento

Dados divulgados no boletim quinzenal nº 04, elaborado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, apontam que, das 15 unidades em operação neste ciclo, apenas cinco tiveram registrado crescimento na quantidade de cana esmagada em comparação a safra anterior, oscilando de 2,8% até 20%.


Açúcar

O levantamento aponta ainda que as usinas alagoanas já produziram mais de 359 mil toneladas de açúcar. A variação ante o mesmo período da moagem 19/20, quando havia sido produzidas mais de 367 mil toneladas de açúcar, foi de – 2%.


Etanol

O boletim quinzenal informa ainda que a produção de etanol (anidro e hidratado) das 12 unidades produtoras, até outubro, foi superior a 108 milhões de litros. Mas, ante ao mesmo período da moagem passada, quando o acumulado estava acima de 144 milhões de litros, houve uma variação negativa de -25,1%.


Aéreas

A retomada gradual do turismo em Alagoas tem sido impulsionada, entre outros fatores, pelo aumento das operações aéreas no estado. No mês de outubro, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou uma movimentação de passageiros equivalente a 60% do total registrado no mesmo período do ano passado.


Retomando

Em outubro deste ano, 102.951 passageiros passaram pelo principal aeroporto de Alagoas, entre embarques e desembarques. Já no mês anterior, este número foi de cerca de 66 mil pessoas, representando um aumento mensal de quase 55,54% no fluxo de passageiros. Este foi o primeiro mês, desde o início da pandemia, que supera a marca dos 100 mil viajantes.


Consolidando

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, avalia que os dados consolidam a retomada do turismo em Alagoas: “Estamos desde o início da pandemia em diálogo com as principais companhias aéreas, garantindo o restabelecimento da malha aérea. Já temos 13 voos diários provenientes dos principais mercados do turismo brasileiro e teremos 120 voos fretados que começam já neste mês de novembro para o verão”, aponta.


Marco

O próximo domingo, 15 de novembro, será marcante: pela segunda vez na história da democracia brasileira, o primeiro turno das eleições será no Dia da Proclamação da República; a primeira foi em 1989.


Abre e fecha

Em meio à movimentação característica do processo democrático, é possível se programar para momentos de lazer, pois os shoppings da capital abrirão no dia, segundo informa a Fecomércio AL. A entidade comunica também que, de acordo com a Aliança Comercial, o Centro de Maceió estará fechado.


Programe-se

O Parque Shopping Maceió abrirá das 12h às 22h, mas o Centro Médico, a academia e lotérica estarão fechadas. No Pátio Shopping e no Maceió Shopping, o horário de funcionamento será das 12h às 21h. O Shopping Farol estará fechado.

Mais matérias
desta edição