app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA16112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 16/11/2020 - Matéria atualizada em 16/11/2020 às 04h00

Tendência

As urnas trouxeram resultados esperados e inesperados. Na maioria dos municípios, candidatos de oposição cresceram na reta final, com viradas impressionantes.


Novo cenário

Os resultados apontam para um avanço da oposição ao governador Renan Filho na maioria dos municípios do Estado e o fortalecimento dos grupos de Arthur Lira (PP-AL) e Marcelo Victor (SD). O novo quadro político terá peso, desde já, na definição dos nomes que vão disputar o governo do Estado, o Senado e as 9 vagas para a Câmara Federal.


Em alta

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) sai fortalecido das eleições municipais. Além de conseguir reeleger as prefeitas de Batalha, Marina Dantas (MDB), e de Igreja Nova, Vera Dantas (MDB), ele conseguiu ampliar suas bases no Sertão de Alagoas com a eleição de prefeitos em algumas cidades, a exemplo de Olho d’Água das Flores.


Desfecho

Em Coruripe, que teve uma disputa familiar pra lá de acirrada, o deputado estadual Marcelo Beltrão (PP) conseguiu se eleger prefeito com uma votação expressiva. No confronto, ele enfrentou o primo Maykon Beltrão (MDB), que teve o apoio do deputado federal Marx Beltrão (PSD), do prefeito Joaquim Beltrão (MDB) e do deputado estadual Yvan Beltrão (PSD).


Sentimento

Na região Sul, o sentimento parece ter sido de mudança em relação ao grupo político de Marx Beltrão. A irmã do deputado federal, Jeannyne Beltrão (Republicanos), atual prefeita de Jequiá da Praia, também foi derrotada. Quem venceu lá foi Felipe Jatobá (PP).


Racha

A família Beltrão está definitivamente rachada. Mas o grupo de Marcelo Beltrão sai fortalecido. Além de Coruripe e Jequiá da Praia, também foi reeleita a prefeita Rosiana Beltrão (MDB) em Feliz Deserto - ela é madrasta do novo prefeito de Coruripe. E em Penedo, foi eleito Ronaldo Lopes, que teve o apoio do irmão do deputado, Marcius Beltrão (PDT), atual prefeito do município. Na região, o grupo de Marx Beltrão conseguiu reeleger o prefeito de Piaçabuçu, Djalma Beltrão (Republicanos).


Novo deputado

A eleição de Marcelo traz também mudanças na Assembleia Legislativa de Alagoas. Quem assumirá a vaga dele, a partir de janeiro, será o presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, primeiro suplente do MDB e que foi líder do governo Renan Filho na legislatura passada.


Retorno

Ronaldo Medeiros já avisou a vários amigos que pretende deixar a presidência da Arsal para assumir o mandato na Assembleia Legislativa. Terá dois anos para buscar a reeleição e pelo jeito quer começar a trabalhar desde já.


Confiança

A Agência Brasil informou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 1,1 ponto frente a outubro e atingiu 62,9 pontos em novembro. Segundo pesquisa da CNI, a confiança está cada vez mais intensa e disseminada no setor industrial e o indicador situa-se mais próximo ao pico pré-pandemia: 64,7 pontos em fevereiro. A CNI destacou que, desde agosto, o ICEI retrata confiança ao registrar valores acima da linha dos 50 pontos.


Retomada

Alagoas retoma 60% do fluxo de passageiros em outubro no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Na comparação entre outubro de 2019 e 2020 fica comprovada a retomada da atividade turística no Estado; mais de 100 mil pessoas passaram pelo aeroporto. Em outubro deste ano, 102.951 passageiros passaram pelo aeroporto de Alagoas, entre embarques e desembarques. Já no mês anterior, este número foi de cerca de 66 mil passageiros.


Natal

Em meio ao clima eleitoral, o setor do varejo de Alagoas já começa a preparar a decoração para o Natal. O Parque Shopping aposta na tecnologia para atrair consumidores. Nesse sábado (14), o centro comercial apresentou decoração inspirada no tema “O Natal das Renas Douradas”, com mais de 300 mil lâmpadas de LED e árvores gigantes.

Mais matérias
desta edição