app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA21112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 21/11/2020 - Matéria atualizada em 21/11/2020 às 04h00

Tendências

Alfredo Gaspar de Mendonça ou JHC? As pesquisas de opinião vão movimentar a próxima semana em Maceió. Até essa sexta-feira, 20, três sondagens sobre o segundo turno tinham sido registradas no TRE em Alagoas.


Na frente

A primeira pesquisa a ser divulgada é a do Ibope. Contratado pela TV Gazeta de Alagoas, o instituto divulga do levantamento, iniciado no dia 17, na próxima segunda-feira, 23. O o resultado sai em primeira mão no telejornal AL TV 2ª Edição.


Mais dois

A Associação dos Estudantes de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas também registrou pesquisa para o segundo turno. O resultado será divulgado no dia 26, mesmo dia em que será divulgado o resultado da sondagem do Instituto Paraná Pesquisas.


Zoneamento

Foram publicadas, semana passada, as portarias 370 a 373, com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 20/21, para a cultura da soja nos estados de Alagoas, Amapá, Roraima e Sergipe. Em Alagoas, por exemplo, o plantio tem início em meados de abril. O período é inverso ao recomendado em outras regiões produtoras do país.


Destaque

Alagoas e Sergipe se destacam como uma nova fronteira pelo potencial para produção de soja, formando, junto com municípios do nordeste da Bahia, a região denominada Sealba. Esse novo Zarc foi renovado para safra que será semeada em 2021, permitindo a indicação dos períodos em condições de baixo risco climático e também a indicação das cultivares adaptadas às regiões.


Divulgação

Alagoas investe em campanha com operadoras para fortalecer alta temporada turística no Estado. Para isso, destinos alagoanos recebem famtours com agentes de viagem das empresas CVC e Azul Viagens, nesta semana.


Voos

Após um período mais crítico da pandemia, Alagoas passa a receber cerca de 75% da malha aérea que existia em dezembro do ano passado. O anúncio de seis novos voos da empresa Gol, a partir do próximo mês de dezembro, contribui para impulsionar a retomada do turismo no Estado.


Promoção

O Banco do Nordeste reduziu entre 6% e 44% as taxas de juros nas linhas FNE Giro, MPE Capital de Giro e Giro Simples. A redução ocorre durante a temporada promocional intitulada Black Friday, que teve início ontem, dia 20, e prossegue até o dia 30 deste mês.


Black week

O Parque Shopping Maceió, prepara a Black Week – semana de ofertas com a campanha “7 Dias de descontos – Todo dia é um sextou”, inspirada na Black Friday. Entre os dias 23 e 29 de novembro, os consumidores encontrarão descontos que podem chegar a 70% em segmentos como vestuário, eletrônicos e eletrodomésticos.


Mais tempo

O horário ampliado de funcionamento do shopping será ampliado na sexta, 27, das 9h à meia-noite e no sábado 28, das 10h às 23h. As promoções abrirão a temporada de compras para o Natal também no ambiente digital. No site www.maceioparqueshopping.com.br, será possível ter acesso direto aos canais de compra dos lojistas, Whatsapp e e-commerce, inclusive com a retirada no formato drive thru.


Meta

Primeira usina a iniciar a safra 20/21 em Alagoas, a Pindorama traçou como meta atingir ou até ultrapassar um milhão de toneladas de cana processadas neste ciclo, que teve início na segunda quinzena de agosto pela unidade industrial.


Andamento

“Nos dois primeiros meses de moagem, já havíamos processado mais de 350 mil toneladas de cana. Acreditamos que a ampliação da safra vai depender muito do resto do ano. Se tivermos trovoadas interessantes, esse número deve ser alcançado”, aponta o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos.

Mais matérias
desta edição