app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA26112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 26/11/2020 - Matéria atualizada em 26/11/2020 às 04h00

Um justo…

O Canal do Sertão alagoano é agora denominado Governador Geraldo Bulhões. A homenagem é fruto de um projeto de lei do deputado Paulo Dantas (MDB), protocolado na Assembleia Legislativa ainda no ano passado – após o falecimento do GB.


...reconhecimento

Depois de aprovada pelos parlamentares em plenário e rejeitada pelo Executivo, a matéria retornou à Casa, para então ser promulgada pelo seu presidente, deputado Marcelo Victor (Solidariedade).


Um antigo…

Foi Geraldo Bulhões quem transformou em projeto a ideia de construir um canal para usos múltiplos, dando suporte ao abastecimento de água nas cidades e à agricultura e a pecuária no campo.


...sonho

O megaprojeto, que promete ser a redenção para milhares de famílias sertanejas, quando pronto, terá 250 quilômetros de extensão, cortando 42 municípios alagoanos e abastecendo as comunidades rurais com as águas do Velho Chico.


Inspiração

GB costumava dizer que se inspirou em Dom Pedro II para propor a construção do Canal do Sertão, cujas obras foram iniciadas pelo governo do então presidente Fernando Collor. Teria sido do imperador a ideia de levar água para o agreste e sertão de Alagoas através de um “rio artificial”, quando de sua visita ao Estado, no final do século 19.

Trajetória

Geraldo Bulhões foi governador de Alagoas entre 1991 e 1994. Ele nasceu em 19 de fevereiro de 1938, no município de Santana do Ipanema/AL. Foi promotor público em Pão de Açúcar, procurador de Maceió, deputado federal por cinco legislaturas e governador do Estado.


Mérito

Paulo Dantas lembra que GB sempre foi reconhecido por “atender as demandas da população alagoana, em especial do povo sertanejo”. A homenagem, reforça o deputado, é mais do que justa: “Não fosse GB, o Canal do Serão continuaria sendo apenas uma ideia”.


“Overdose”

A partir desta quinta-feira (26), o maceioense serão exposto a uma alta “dose” de pesquisas eleitorais. Pelo menos seis institutos divulgam resultados sobre a opinião do eleitor em Maceió até o próximo sábado. Somente na sexta-feira serão divulgados três levantamentos.


Ausência

A campanha, apesar do acirramento nas redes sociais e nos debates, ainda não parece ter conquistado o eleitor de Maceió. No primeiro turno, a soma de abstenção, nulos e brancos passou dos 210 mil votos. E dos 381 mil eleitores que votaram em algum candidato, 110 mil escolheram Alfredo Gaspar (MDB) e 109 mil JHC (PSB).


Tendências

Será que os candidatos vão conseguir empolgar o eleitorado para o segundo turno? As próximas sondagens de opinião devem apontar as tendências do eleitorado. Apesar do registro de seis pesquisas, o resultado do Ibope, como sempre, é o mais aguardado. O resultado do instituto será divulgado na sexta-feira (27) no AL TV 2.


Tirando dúvidas

A Sefaz-AL realiza, nesta quinta-feira (26), live para tirar dúvidas sobre o Programa de Recuperação Fiscal (Profis) 2020. A transmissão, será canal da Fazenda no Youtube e contará com a participação da líder do Programa Contribuinte Arretado, Elka Gonçalves; do Gerente de Arrecadação e Crédito Tributário, Ascânio Brêda; e o Chefe de Crédito Tributário, Ivaldo Pimentel.


100% digital

A novidade do Profis deste ano é sua apresentação de forma totalmente digital, permitindo que o contribuinte possa iniciar e concluir todo o processo sem precisar se deslocar uma única vez à Secretaria da Fazenda, seja para obter qualquer informação, seja para efetuar protocolização de qualquer processo físico.

Mais matérias
desta edição