app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA27112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 27/11/2020 - Matéria atualizada em 27/11/2020 às 04h00

Ultimo…

Na reta final do segundo turno das eleições para a prefeitura de Maceió, os candidatos Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e João Henrique Caldas, o JHC (PSB), vão ficar cara a cara no debate da TV Gazeta de Alagoas. O programa será exibido a partir das 22h, depois da novela das 21h, na emissora.


...confronto

Em eleições acirradas como a de Maceió este ano, o debate da TV Gazeta de Alagoas costuma ser decisivo pela grande audiência. Os candidatos devem caprichar nos ataques e nas defesas. Qualquer deslize pode ser revertidos em votos a favor do adversário.


Prata da casa

A mediação do debate será feita pelo apresentador da TV Gazeta Filipe Toledo.


Mobilização

Nos comitês dos dois candidatos a maior preocupação agora é motivar o eleitor a ir às urnas. No primeiro turno, a abstenção em Maceió foi de mais de 25%. Agora, sem o envolvimento direto dos candidatos a vereador, existe uma expectativa de que a abstenção poderá ser maior.


Termômetro

Novas pesquisas de opinião sobre o segundo turno serão divulgadas hoje. A mais aguardada é a do Ibope. O resultado será apresentado em primeira mão no telejornal AL TV 2, da TV Gazeta de Alagoas.


Aplicativo

O e-título, aplicativo do TSE que permite ao eleitor justificar o voto pelo celular se estiver fora do domicílio eleitoral, pode ser baixado até às 23h59 deste sábado. Até 10 de novembro, no primeiro turno, mais de 70 mil eleitores de Alagoas já haviam baixado o app.


PIX

O Banco Central do Brasil (Bacen) divulgou que, de 16 a 22 de novembro, o PIX foi utilizado em de 12,2 milhões de operações, gerando um volume financeiro de R$ 9,3 bilhões. Das chaves cadastradas, 79,8 milhões são de pessoas físicas e 3,7 milhões de pessoas jurídicas. Os dados foram apresentados em uma entrevista coletiva transmitida pelo Youtube na terça-feira (24/11) com dados sobre a primeira semana de operação completa do PIX.


Adesão

Para a Fecomércio AL, a ferramenta traz boas possibilidades aos empresários. Isto porque é um sistema de fácil adesão. Uma das principais vantagens é que o usuário poderá realizar transferências a qualquer hora e em qualquer dia, não havendo mais a problemática convencional de que a transferência só pode ser realizada em dias úteis até às 22h, além de não haver custos, ainda que se realizem muitas transferências no dia.


Vantagens

“Os comerciantes podem passar a receber por meio dessa modalidade, dependendo menos de maquinetas de cartão de crédito/débito, reduzindo custos de transação e ampliando a possibilidade de conceder descontos aos clientes”, observa Felippe Rocha, assessor econômico da Fecomércio.


Esclarecendo

Nesta sexta-feira, 27, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoverá o evento on-line e gratuito “PIX e a sua funcionalidade para os negócios”. As inscrições podem ser feitas até o dia 27, pelo link https://bit.ly/3nyoQGp.


Pindorama

A Cooperativa Pindorama recebeu, nesta semana, uma comissão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) formada pelo reitor Josealdo Tonholo e coordenadores de cursos da instituição de ensino superior. Após serem recebidos pelo presidente da cooperativa, Klécio Santos, os visitantes estiveram no parque industrial de Pindorama, onde conheceram parte da linha de produção da empresa, além da usina de cana-de-açúcar.


Parceria

Além de conhecer de perto a realidade de Pindorama, referência nacional como cooperativa formada por agricultores familiares, o encontro serviu para estreitar a relação entre a instituição de ensino superior e a empresa, sendo discutidas possíveis parcerias nas áreas industrial, agrária, pecuária e de planejamento, além de levantamento histórico, esfera social, entre outras.

Mais matérias
desta edição