app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA28112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 28/11/2020 - Matéria atualizada em 28/11/2020 às 04h00

Efeito Davi

O sentimento de ‘mudança’ levado às ruas no primeiro turno da eleição de prefeito em Maceió parece ter beneficiado diretamente o candidato JHC, do PSB, que apostou na polarização contra o ‘continuísmo’, colando ainda mais a imagem de Alfredo Gaspar (MDB) em Rui Palmeira.


Novo grupo

A pesquisa Ibope, divulgada ontem, aponta para a ampliação da diferença entre JHC e Alfredo. Salvo fato novo, o candidato do PSB deve ser eleito prefeito no domingo. Com isso, uma terceira força política deve ser formada no Estado.


Articulando

Que ninguém se engane. As articulações para 2022 já foram iniciadas. Os grupos de Renan Filho, Arthur Lira e Marcelo Victor, e JHC e Rodrigo Cunha já estão pensando em nomes para a sucessão do atual governador.


Em alta

Em meio a esse cenário, alguns nomes estão em alta para as eleições estaduais. Marcelo Victor, Arthur Lira, Davi Davino Filho e Paulo Dantas fazem parte de um bloco que deve eleger maior número de deputados federais e certamente apontarão um nome forte para disputar o governo.


Rateio

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) divulgou, nessa sexta-feira (27), os Índices Preliminares de Participação dos Municípios Alagoanos no produto da arrecadação do ICMS a vigorar no exercício de 2021. Os índices foram apurados utilizando informações econômico-fiscais dos anos de 2018 e 2019.


Crescimento

O destaque este ano foi para os municípios de Quebrangulo e Coruripe nos critérios ambiental e educacional, respectivamente. Fruto do acordo da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos da Procuradoria Geral do Estado, as cidades de Marechal Deodoro e Pilar foram as que mais tiveram perdas e ganhos, respectivamente.


O que é

O IPM representa um índice percentual, pertencente a cada município, a ser aplicado em 25% do montante da arrecadação do ICMS. É esse índice que permite ao Estado entregar as quotas-partes dos municípios referentes às receitas do ICMS, conforme está previsto na legislação vigente.


Novos critérios

“Primeira vez, estamos empregando dois novos fatores: a educação e o meio ambiente. Isso estimula cidades melhores. Alagoas se alinha a uma agenda ambiental importante, bem como investe no quesito educacional. Lei moderna, que valoriza as cidades que geram melhor educação e meio ambiente e são bens para o futuro do Estado”, avalia o secretário da Fazenda, George Santoro.


Explicando

O ICMS Ecológico, surgiu da reivindicação dos municípios que sentiam que suas economias eram prejudicadas pelas restrições de uso do solo, originadas por serem mananciais de abastecimento para municípios vizinhos ou por integrarem Unidades de Conservação. Já o ICMS educação visa estimular os municípios alagoanos a melhorarem os resultados da educação através da melhora do resultado no IDEB.


Webinar

A Emater promove na próxima semana o ‘Webinar Estadual pelo Dia do Extensionista Rural: Quando o campo produz, Alagoas desenvolve’, nos dias 03 e 04 de dezembro, para marcar as comemorações do Dia do Extensionista Rural, celebrado em 6 de dezembro.


Aniversário

Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, a Emater divulgará informações sobre as atividades realizadas em 2020 na área de assistência técnica e extensão rural, durante um café da manhã para a imprensa, durante a comemoração do aniversário de nove anos da instituição.


Portos

A participação dos produtos agropecuários na movimentação de cargas nos portos brasileiros passou de 16% em 2019 para 21% em 2020, apesar das medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Até o mês passado, a circulação de produtos agropecuários chegou a 175 milhões de toneladas. Os dados se referem aos primeiros dez meses dos dois anos. Nesse período, a movimentação total de cargas nos portos brasileiros foi de 850 milhões de toneladas. Essa quantidade é 3,7% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado.

Mais matérias
desta edição