app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA30112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 30/11/2020 - Matéria atualizada em 30/11/2020 às 04h00

Acertos

Mais uma vez o Ibope conseguiu acertar o resultado da eleição em Maceió. O novo prefeito foi eleito com uma margem muito próxima da que foi apontada pelo instituto em pesquisa divulgada na sexta-feira (27).


Desafios

O futuro prefeito terá um ano difícil pela frente. Antes mesmo de começar a arrumar a casa e cortar gastos (sim, isso será necessário), a primeira tarefa de JHC (PSB) começa nesta segunda-feira. O primeiro grande desafio para o escolhido no segundo turno será estabelecer maioria na Câmara de Vereadores.


Articulando

Sem o apoio do Legislativo, o novo prefeito não terá condições nem mesmo de aprovar um Orçamento com “sua cara”. A seu favor, JHC tem o resultado deste domingo, com mais de 58% dos votos válidos. Pelas próximas semanas, o peso da votação ajudará o prefeito eleito a conseguir o apoio “gratuito” de alguns vereadores.


Pés no chão

As promessas agora serão trocadas pelo discurso sobre a dura realidade econômico e financeira do município. E mais do isso, pelo anúncio das primeiras medidas.


Pé na bunda

A promessa de “pé na bunda” para Rui Palmeira e Renan Filho também será trocada por um discurso mais ameno. O prefeito eleito vai precisar estabelecer diálogo com o atual prefeito em função da transição. E com o governador será necessário estabelecer um mínimo de parcerias, especialmente na área da saúde.


Nova força

A vitória de JHC cria uma terceira via na política alagoana. Ao seu lado, o novo prefeito, tem ao menos um senador (Rodrigo Cunha – PSDB), um deputado federal (o seu atual suplente, Pedro Vilela) e uma parte da Assembleia Legislativa.


Apoio

Em campanha, declararam votos ao prefeito eleito os deputados estaduais Davi Maia (DEM) e Cabo Bebeto no primeiro turno. No segundo, JHC ganhou o reforço de Cibele Moura (PSDB) e Dudu Ronalsa (PSDB). O deputado Galba Novaes (MDB) também apoiou JHC, embora não tenha declarado voto como se esperava.


Bancada

JHC deve estabelecer como será a relação com os deputados estaduais. Assim como Rui Palmeira, o prefeito eleito deve manter uma base na Assembleia Legislativa, especialmente com os parlamentares que tem base em Maceió.


Seminário

Para discutir a melhoria do ambiente dos pequenos negócios no Estado e assuntos ligados à simplificação dos processos de abertura e legalização de empresas, o Sebrae Alagoas promove, no dia 02 de dezembro, a partir das 14h, o Seminário Alagoas Mais Simples. O evento será totalmente online e gratuito, com transmissão pelo canal do Sebrae Alagoas no Youtube.


Feira

Com o intuito de impulsionar a venda de produtos da economia criativa em Maceió, o Sebrae em Alagoas está promovendo uma parceria com o Maceió Shopping para viabilizar um espaço que será destinado à comercialização de produtos deste setor, no período de 7 a 27 de dezembro. Com a colaboração da Feirinha Cool e da Artes dos Quatro Cantos, empreendimentos que dão visibilidade a peças artesanais produzidas no estado, a Feira Criativa será realizada na área interna do Maceió Shopping, em Mangabeiras.


CAR

O produtor rural tem até o dia 31 de dezembro para aderir ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e garantir os benefícios do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) previstos no Código Florestal. O CAR não tem data de encerramento para adesão, mas se o produtor quiser acessar os benefícios, precisa se ater ao prazo e, além de estar em conformidade com a legislação ambiental, o produtor rural que se cadastra no CAR terá até dois anos para implantar o programa e recuperar o passivo ambiental da sua propriedade.


Boletim

O Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL divulgou o boletim quinzenal de nº 05 com os dados de produção acumulados até o dia 15 de novembro da safra 20/21. Segundo a planilha, foram processadas até a primeira quinzena deste mês, em Alagoas, mais de 6,1 milhões de toneladas de cana.

Mais matérias
desta edição