app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA01122020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 01/12/2020 - Matéria atualizada em 01/12/2020 às 04h00

Transição

O prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), anunciou que o deputado estadual Davi Maia (DEM) será o seu coordenador da comissão mista da transição que deve começar a trabalhar ainda esta semana. O atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido), anuncia o nome de seu coordenador nesta terça-feira (1) de acordo com informações da Secom do município.


Prata da casa

Davi Maia deve ter facilidade na coordenação da transição. Ele fez parte da equipe de Rui Palmeira até 2018 e mantém boas relações com a maioria dos secretários do município, especialmente como Zé Thomaz Nonô, da Saúde.


Preparativos

Em nota, a Prefeitura de Maceió informa que está finalizando os preparativos para o processo de transição de gestão. “As ações estão embasadas pela recomendação 004/2020 da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), bem como a resolução normativa 003/2016 do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL)”, diz nota da Secom.


Prazo

A composição da Comissão Mista de Transição de Gestão, estabelecida pela PGJ, será divulgada no Diário Oficial do Município até o dia 04 de dezembro. O grupo será composto por cargos em comissão, servidores efetivos e indicações da equipe da nova gestão. A Comissão irá elaborar um relatório, que será entregue ao Ministério Público Estadual, ao atual prefeito, Rui Palmeira, e ao prefeito eleito.


Facilitando

O Gabinete de Governança da Prefeitura atuará como facilitador do processo, documentando as reuniões da Comissão e monitorando os encaminhamentos. “Atuaremos com eficiência para tornar o processo de transição transparente, prezando pela continuidade dos serviços públicos para que não haja prejuízos para o cidadão”, pontuou Íria Almeida, secretária do Gabinete de Governança.


Renegociação

O Banco do Nordeste lançou pacote de medidas para renegociação de operações de crédito com empresas dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19, em aderência à Portaria nº 20.809, de 14 de setembro, do Ministério da Economia.


Renegociação 2

As condições aplicam-se às operações de empresas não rurais, contratadas até 7 de abril de 2020. A renegociação complementar contempla os setores da economia mais impactados pela pandemia da Covid-19, relacionados na Portaria do Ministério da Economia.


Prorrogada

Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020, que seria encerrada nessa segunda-feira, 30, foi prorrogada em Alagoas até o próximo dia 15 de dezembro.


E mais prorrogação

A medida, que também prorrogou o prazo para a declaração para até 30 de dezembro, foi tomada em atendimento a solicitação encaminhada pela Adeal.


Cursos

A Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca está com agenda de cursos e capacitações neste fim de ano. A partir dessa segunda-feira (30), o Sebrae vai promover cursos presenciais, online e in company (diretamente nas empresas) para as micro e pequenas empresas do Agreste alagoano, abordando temas como liderança, gestão financeira, vendas, atendimento ao cliente, comunicação e marketing.


Programe-se

De 01 a 04 e 08 a 11 de dezembro, sempre das 15h às 18h, a Agência de Atendimento Integrada do Sebrae vai ofertar através de sua plataforma online o curso Líder Coach para capacitar os líderes participantes a adotarem as técnicas e ferramentas do Coach na busca da alta performance de suas equipes, em favor dos resultados desejados. O curso será ministrado pela instrutora da empresa credenciada Verônica Gurgel.

Mais matérias
desta edição