app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA02122020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 02/12/2020 - Matéria atualizada em 02/12/2020 às 04h00

Sucessão

Com a eleição do vice-governador Luciano Barbosa para a prefeitura de Arapiraca, a Assembleia Legislativa de Alagoas trabalha, desde já, para definir internamente um nome para substituir Renan Filho em 2022, caso o atual governador decida se desincompatibilizar do governo para disputar algum cargo.


Escolha

Se confirmado o afastamento, o grupo majoritária no Legislativo se articula para eleger um deputado estadual para o cargo. Mas não será um “governador tampão”. O objetivo é escolher um nome com competitividade de disputar a reeleição.


De fora

O primeiro nome a ser lembrado, sempre, é o do atual presidente do Legislativo. Mas é pouco provável que ele vá para esta missão. Marcelo Victor (SD) trabalha no momento com o compromisso de eleger um deputado federal e, a princípio, será candidato à reeleição.


E mais escolha

Outra definição importante que está nas “mãos” da Assembleia Legislativa é a indicação do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A vaga aberta com a aposentadoria de Cícero Amélio será preenchida “sem pressa”. Há quem acredite que o próprio Marcelo Victor poderia ser indicado para a função. E ser for, anote, será somente depois de definida a situação e torno da sucessão do governador para 2022.


Reforma

Com o fim das eleições, a expectativa é por mudanças no primeiro escalão também no governo do Estado. Nos bastidores, a participação do Republicanos na gestão de Renan Filho (MDB) já é dada como certa. O partido pode indicar o novo secretário de Esportes do Estado.


Tecnologia

Já a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado deve continuar sob o comando da Família Canuto, que ganhou “musculatura” com a reeleição de Renato Filho para a prefeitura de Pilar e da esposa dele, Cecília Rocha, para a prefeitura de Atalaia.


Mudando…

Depois de condenar a Odebrecht como juiz, Sérgio Moro terá agora a oportunidade de ajudar na ‘defesa’ da empresa. O ex-ministro da Justiça foi anunciado como sócio-diretor da consultoria norte-americana de gestão Alvarez & Marsal – que ajuda a empresa brasileira “a sair da confusão em que se meteu ao ser condenada... por ele mesmo”.


...de lado

Sérgio Moro deixou o governo de Jair Bolsonaro em abril deste ano, após acusar o presidente de “interferência política” na Polícia Federal. Agora, atuará na sede da empresa americana em São Paulo, na área de “Disputas e Investigações”.


Balcão

O senador Renan Calheiros (MDB), um dos maiores críticos do ex-juiz, dispara: “Moro mudou de lado no balcão. Agora é sócio-consultor de uma firma americana que ajuda a Odebrecht a sair da confusão em que se meteu ao ser condenada... por ele mesmo. Eis aí Sérgio Moro. Primeiro atira a flecha, depois vai lá e desenha o alvo em volta.”


Consumo

A pesquisa do Índice de Consumo das Famílias (ICF) realizada pelo Instituto Fecomércio AL/CNC aponta, pelo nono mês consecutivo, queda no indicador em Maceió, embora a variação de 0,1% registrada em outubro tenha viés de estabilidade.


Em queda

No acumulado, de janeiro a setembro, a capital teve queda de 5,4% no nível de vendas, quando comparado com dados da pesquisa mensal do comércio do IBGE para o mesmo período do ano passado.


Retomada

Apesar dos números, a tendência é de recuperação, observa Felippe Rocha, assessor econômico da Fecomércio AL. “Analisando o período, percebemos que há recuperação do comércio, pois a queda acumulada até agosto era de 7,2%.”, pondera.

Mais matérias
desta edição