loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 16/07/2025 | Ano | Nº 6011
Maceió, AL
20° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA11122020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Com transição

O prefeito Rui Palmeira (sem partido) é um exemplo raro na política alagoana. Apenas três dias depois da eleição, a transição começou formalmente na Prefeitura de Maceió. Tudo como manda o protocolo. Colocou à equipe à disposição do prefeito eleito. JHC terá assim condições de se preparar melhor para o desafio que vem pela frente.

Sem transição

Esse mesmo exemplo de ‘civilidade’ não tem sido visto na maioria dos municípios do interior. Em São Miguel dos Campos, sétima maior cidade de Alagoas, o prefeito eleito, George Clemente (MDB), ainda espera, até hoje, pelo começo da transição. O atual prefeito, Pedoca Jatobá (DEM) ainda não deu início ao processo, mas sinaliza que deve iniciar nos próximos dias.

Faz de contas

Em Olho d’Água das Flores, o prefeito eleito, Zé Luiz dos Anjos (PP), sofre situação pior. Por lá, a transição começou, mas a equipe do atual prefeito, Carlos André, o Nen (PL), tem se negado a fornecer as informações.

Reclamando

Zé Luiz decidiu entrar com reclamação no Ministério Público de Alagoas, mas ainda assim teme que as informações não cheguem até o final da atual gestão. Nas redes sociais, ele registrou que está preocupado em garantir a continuidade dos serviços públicos da cidade e por isso solicitou que fosse iniciada a transição de governo, “de forma republicana, respaldado nas recomendações do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado”.

Vistas grossas

Sem a prometida fiscalização do MP/AL e do TC/AL, a transição em muitas cidades de Alagoas corre o risco de se transformar em uma verdadeira obra de ficção – com a possibilidade de surpresas desagradáveis para os futuros prefeitos.

Vacina

O prefeito do município do Pilar, Renato Filho, esteve reunido com representantes do Instituto Butantan, em São Paulo, na segunda-feira (07), para garantir a vacina contra o novo coronavírus. A cidade do Pilar pode ser a primeira de Alagoas a receber as vacinas para as pessoas do grupo de risco e até o momento uma das poucas a fechar parceria com o instituto.

Nacional

Renato diz que a esperança é que a vacina entre no Plano Nacional de Imunização. “Caso contrário, nós estamos na fila para poder comprar a vacina e então saímos na frente e ficamos nos primeiros lugares para comprar assim que elas forem disponibilizadas”, enfatizou.

E mais vacina

Na terça-feira, dia 8, o governador de Alagoas participou de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e outros governadores para tratar do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Renan Filho (MDB) disse que vai aguardar que o governo federal envie as vacinas ao Estado, mas que caso não haja agilidade, vai comprá-las de forma direta.

Corrida

Em mais uma disputa com o governo de São Paulo, o governo federal promete importar as primeiras doses da vacina da Pfizer ainda este mês. E tudo aponta para uma antecipação do calendário nacional. Mas se isso não ocorrer até fevereiro, os alagoanos e pilarenses deverão cobrar de Renan Filho e Renato Filho a compra das vacinas. A conferir.

Disputa

Prefeito eleito da Barra de São Miguel, o ex-senador Benedito de Lira (PP) tem sido lembrado por prefeitos do seu e de outros partidos para disputar a presidência da AMA. Anote. Se topar, será um forte candidato.

Relacionadas