loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 16/07/2025 | Ano | Nº 6010
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA12122020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

PÉ EM ALAGOAS

O novo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, é natural de Pernambuco, mas tem um pé em Alagoas. Com um currículo que inclui atividades como sanfoneiro, veterinário e produtor rural, Gilson tem uma pousada em São Miguel dos Milagres e é membro do trade turístico da Rota dos Milagres e do Convention Bureau de Maragogi (AL).

NAS LIVES

Aos 52 anos, Gilson também é empresário, produtor de eventos e músico, ganhou notoriedade por tocar sanfona durante as lives semanais do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Bolsonarista ‘raiz’, Machado Neto é nome em ascensão no governo. Antes de virar ministro, ocupou cargo no Ministério do Meio Ambiente e a presidência da Embratur.

INDICAÇÃO

A mídia nacional atribui a indicação de Machado ao Centrão, mais especificamente ao deputado federal Arthur Lira (PP), candidato à presidência da Câmara dos Deputados com apoio de Jair Bolsonaro.

DISPUTA

Hugo Wanderley, reeleito prefeito de Cacimbinhas, é o nome do MDB para concorrer presidência da Associação dos Municípios Alagoanos, marcada para 25 de janeiro. Pela frente ele terá o desafio de conseguir o apoio de prefeitos de outros partidos. E se quiser uma eleição “tranquila” terá que se entender com o PP.

ESCOLHA

A atual presidente da AMA, Pauline Pereira, é filiada ao PP. E tudo indica que o partido, que elegeu 28 prefeitos em novembro, o segundo maior número do Estado, vai indicar um nome para concorrer contra Wanderley. Um dos cotados para o carto é o ex-senador e prefeito eleito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira.

COMPOSIÇÃO

A eleição da AMA, no entanto, pode mais uma vez ser resolvida na base do consenso. Em 2019, Hugo apostou na composição com Pauline, que disputou como vice, com o compromisso de assumir em 2020. As conversas com outros partidos já foram abertas, avisa Hugo.

NO JEITO

No caso da AMA, o mais importante, seja quem for o vencedor, é conseguir o consenso. Uma eleição acirrada pode fragilizar a entidade, que depende da contribuição voluntária das prefeituras.

“USINA DO ANO”

As ações de responsabilidade ambiental e a gestão eficiente da Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no País, levaram a empresa a se destacar, mais uma vez, em uma premiação nacional. A companhia foi eleita “Usina do Ano” pelo Prêmio Master Cana Brasil 2020 nas categorias “Preservação Ambiental” e “Saúde e Segurança do Trabalho”.

SOBRE

A Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil.

COPERVALES

Com uma perspectiva de produzir mais de 93 mil toneladas de açúcar, a usina da Copervales Agroindustrial - Cooperativa Agrícola do Vale do Satuba, localizada no município de Atalaia, aposta no clima favorável para que possa chegar a um crescimento de até 3% nesta safra 20/21.

DESEMPENHO

“Nossa expectativa é que pelo menos possamos repetir os números da moagem passada, quando foram processadas 842 mil toneladas de cana. Mas, a depender do clima, poderemos ter um crescimento”, afirmou Túlio Tenório, presidente da Copervales.

PREMIAÇÃO

A Usina Caeté, matriz, deu início à premiação de equipes que se destacaram pelos índices de produtividade alcançados durante os meses de setembro e outubro. Foram contemplados 36 colaboradores que operam colhedoras, tratores e caminhões transbordo, caminhões canavieiros e carregadeira.

Relacionadas