loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 29/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA09022021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Suprapartidário

O presidente da Câmara dos Deputados surpreendeu na sua primeira visita a Alagoas desde a eleição para a mesa diretora do Legislativo, na semana passada. Arthur Lira (PP-AL) montou, no sábado, uma agenda para essa segunda-feira (8) que incluiu reunião as principais correntes políticas alagoanas, com direito a entrevista coletiva.

Roteiro

Pela manhã, a primeira visita foi ao prefeito de Maceió, JHC (PSB). Em seguida, Lira esteve com o governador Renan Filho (MDB) e na Assembleia Legislativa de Alagoas, onde foi recebido pelo presidente da Casa, Marcelo Victor (SD) e ao menos 19 outros deputados.

Pontes

“Passadas as eleições da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, estou aqui em Maceió para fazer uma visita institucional ao prefeito de Maceió, JHC. Isto é um sinal claro que as pontes e as interlocuções precisam ser feitas. Demostrei isso em todos os Estados durante a campanha, mas no meu Estado, estamos fazendo mais uma vez”, disse Lira após a reunião com JHC.

E mais pontes

“Recebi hoje o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira. Como representante alagoano no parlamento brasileiro, ele se colocou à disposição para ajudar o Estado na viabilização de projetos estruturantes. Agradeci a atenção e presteza do presidente Arthur, desejei sucesso na condução da Câmara e ressaltei que ganha Alagoas com esse trabalho integrado”, disse Renan Filho após o encontro com Arthur Lira.

Institucional

Na ALE, onde já foi deputado, Arthur Lira foi para tratar da pauta institucional, da relação entre os poderes. A visita serviu para colocar a visita em dia com os deputados, boa parte deles aliados do novo presidente da Câmara dos Deputados.

Apicultura

A produção e o beneficiamento do mel em Alagoas ganha destaque nos números de balanço setorial do Banco do Nordeste. A concessão de crédito no segmento, segundo o BNB, teve incremento de 94% em 2020 se comparado ao ano anterior, somando R$ 1,5 milhão. O valor inclui recursos para modernização de apiários e também revela a expansão da atividade entre agricultores familiares. Para esse público, o aumento nas contratações chegou a 261%.

Financiamento

Segundo o superintendente do BNB em Alagoas, Sidinei Reis dos Santos, nos últimos cinco anos, foram mais de R$ 6 milhões em contratos voltados à apicultura e ao processamento do mel no Estado, abrangendo o apoio à instalação de uma indústria de base tecnológica, em Marechal Deodoro.

Novos mercados

“Com o aumento do consumo de alimentos suplementares e naturais, impulsionado pela pandemia da Covid-19, o setor mais que dobrou a produção e já mira o mercado internacional. A aposta das empresas na tendência mundial pelos cuidados com a saúde e a busca por produtos da abelha e seus derivados se refletiram no aumento do crédito direcionado à aquisição de maquinários e à incorporação de tecnologia ao processo produtivo”, ressalta Reis.

Mercado externo

A modernização da Apícola Fernão Velho, em Maceió, por meio da aquisição de equipamento para processamento e envase do mel, lista entre os exemplos apontados pelo Banco do Nordeste. Pioneira no Brasil na produção de vinho e vinagre a partir do mel de abelhas e atuante no mercado há 23 anos, a empresa contratou crédito com o BNB para a aquisição do maquinário que, segundo o engenheiro agrônomo Mário Calheiros, fundador da fábrica, viabilizará a entrada de seus produtos no comércio exterior.

Mudanças

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças no cotidiano das pessoas no mundo todo. Em Alagoas, não é diferente. Uso de máscara e álcool gel, restrições para aglomeração e uma série de outras medidas. Com as recomendações das autoridades públicas para que não haja, este ano, as tradicionais festividades carnavalescas, como forma de prevenção à proliferação do vírus, já se percebe uma mobilização de lojistas sinalizando com a intenção de abrir os estabelecimentos nas datas.

Relacionadas