app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA17022021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 17/02/2021 - Matéria atualizada em 17/02/2021 às 04h00

Qualificado

O novo diretor-geral da Câmara dos Deputados é Celso de Barros Correia Neto, integrante de uma das mais tradicionais famílias alagoanas – os Barros Correia. Escolhido para a função pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Celso Neto tem uma carreira reconhecida em Brasília.


Reconhecendo

O ex-diretor, Sérgio Sampaio, que ficou na direção-geral por 15 anos, reconhece a qualificação do seu substituto: “Parece ser uma pessoa muito qualificada. Mudança deve ocorrer na quarta ou quinta-feira. Não sei dizer da motivação, mas considero absolutamente normal mudanças em funções de confiança”, disse Sérgio.


Carreira

Celso Neto é graduado em direito pela Ufal e doutor em direito financeiro e tributário pela USP, professor de direito no IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), ex-chefe de Gabinete do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. É ainda servidor efetivo (consultor legislativo) da Câmara dos Deputados e especialista da área tributária.


Peso

A nova função de Celso Neto é a mais importante administrativamente da Câmara. À Diretoria Geral compete planejar, coordenar, orientar, dirigir e controlar todas as atividades administrativas da Casa, de acordo com as deliberações da Mesa. Estão diretamente subordinadas ao cargo, entre outros órgãos, a Diretoria Legislativa, a Diretoria Administrativa e a Diretoria de Recursos Humanos.


Exportações

As exportações do agronegócio foram de US$ 5,67 bilhões em janeiro deste ano, o que significou recuo de 1,3% na comparação com janeiro do ano passado (US$ 5,75 bilhões). De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, a queda nas exportações de soja em grão, de quase meio bilhão de dólares, explica o recuo das exportações do agronegócio no mês de janeiro.


Referência

Para reforçar a ação que realiza com a Embrapa, a Emater fechou parceria com o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, em Piranhas, para a implantação de dois centros de referência tecnológica no Sertão do Estado. A iniciativa ocorre por meio do projeto Lagos do São Francisco, que beneficia quatro municípios do Alto Sertão e também conta com a participação da Chesf e do BNDES.


PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,37% em novembro e chegou a uma alta acumulada de 19,66% em 11 meses (janeiro a novembro) em 2020, em relação ao mesmo período de 2019, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).


Exterior

Os benefícios dos programas da Seagri têm chegado cada vez mais longe. Este ano, a expansão foi tanta que ultrapassou as fronteiras do nosso Brasil. Trata-se da primeira exportação feita como resultado das negociações no aplicativo Agro + Perto. A produção de Atemoia, fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da cherimoia com a fruta-pinha, está indo rumo ao Canadá.


Sustentável

A Vivo estreia com destaque no The Sustainability Yearbook 2021, elaborado pela S&P Global ESG. Além de ser listada no Anuário entre as companhias sustentáveis de maior desempenho no mundo, a empresa foi reconhecida na categoria “Industry Mover”, por demonstrar a mais forte melhoria de pontuação ano contra ano em seu setor, com um crescimento de 16,6%.


Concorrentes

O anuário analisou mais de sete mil companhias que participam do Dow Jones Sustainability Index e é considerado referência para investidores por apresentar as líderes em sustentabilidade no mercado. Para serem listadas no anuário, as empresas devem pontuar entre as 15% melhores do seu setor.

Mais matérias
desta edição