app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA19022021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 19/02/2021 - Matéria atualizada em 19/02/2021 às 04h00

Reforma

O governador Renan Filho sinalizou que faria (fará?) uma reforma administrativa “pontual” no seu governo no começo deste ano. Até o momento mudou a Segurança, colocando Alfredo Gaspar de Mendonça. A expectativa é que as mudanças avancem para outras pastas, a começar pela Ciência e Tecnologia, que está com Rodrigo Rossiter como interino desde a desincompatibilização de Cecília Rocha, atual prefeita de Atalaia.


Tem mais

Outras pastas têm sido citadas como prováveis de entrar na reforma. Entre elas Seprev, Selaj e Educação. Mas ao que parece a reforma travou em função de uma situação inesperada. Depois da eleição de novembro, o deputado federal Marx Beltrão pediu ao governador Renan Filho para nomear o irmão dele, Maykon, derrotado na disputa pela prefeitura de Coruripe, para a Secretaria de Agricultura.


Não fica

Atualmente, quem está a frente da Seagri é João Lessa Neto, que já foi secretário de Ação Social de Renan Filho. Lessa está na cota política de Marx e é considerado um bom quadro do governo. O plano A era nomear Maykon com Lessa de adjunto. O problema é que o atual secretário já avisou que não aceita o arranjo. Se afastado do cargo, deve deixar o setor público e se dedicar a atividades no setor privado.


Travou

A posição do secretário parece ter tornado a Agricultura no ponto chave da reforma administrativa neste momento. Já tem até informações circulando nos bastidores que a Agricultura poderá ir para a cota pessoal do governador Renan Filho ou de outro deputado federal. Nesse caso, Maykon poderia ser nomeado para outra Secretaria. A mudança pode até acontecer, mas com um resultado completamente inesperado. A conferir.


Integração

O projeto de integração de frangos voltado para a agricultura familiar deverá ser implantado ainda neste semestre no município de Viçosa e promete beneficiar a toda a região do Vale do Paraíba. A atividade vai possibilitar a criação de cinco mil frangos, em 40 galpões, com a doação do pinto de um dia.


Integrando

A iniciativa terá o apoio do governo do Estado na doação da estrutura de galpões e da empresa integradora Sabalangá. Segundo dados do setor, Alagoas consome 400 mil frangos vivos por semana, e destes 300 mil são do Pernambuco.


Banco

O Banco Social das Lagoas do Vergel, articulado pelo Instituto Mandaver, avança e já conta com moeda própria, a Susurote. A ação já começa a inspirar outras iniciativas em Maceió.


Mulher

Em reunião do Sebrae Alagoas e parceiros, a exemplo da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), Caixa Econômica Federal e o Instituto Mandaver foi discutida a implantação do inédito Banco da Mulher Empreendedora, um projeto que irá ofertar linha de crédito para gerar mais emprego e renda para mulheres já a partir de março.


Visita

O vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão, realiza, na tarde desta sexta-feira, 19, uma visita institucional à Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe. Na oportunidade, Souza Leão, que também secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, acompanhado de comitiva, fará uma visita à usina de cana-de-açúcar da empresa.


Entrega em até...

O Parque Shopping Maceió e seus lojistas disponibilizam para os clientes a oportunidade de comprarem em sua loja preferida por canal on-line de sua preferência – WhatsApp, app, site, redes sociais, telefone – e retirar a encomenda em até 48h em locker estrategicamente implantado em local de fácil acesso, sem filas e em segundos.


..48 horas

A ideia é que o cliente possa comprar, pagar previamente, e investir o pouco tempo que tem, por exemplo em horário de almoço, para pegar a sua compra. Ou, caso passe rapidamente pelo shopping, por ser um serviço sem fila, rápido e prático, dá tempo de sair antes de pagar o estacionamento.

Mais matérias
desta edição