Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA24022021
.

Revendo...
O deputado estadual Davi Maia (DEM) nunca escondeu que seu próximo passo na política – se possível – seria a disputa de uma vaga de deputado federal. O que, pelos planos postos até o momento, ocorreria em 2022. Ocorreria..
...a estratégia
O projeto de Maia para chegar a Câmara dos Deputados passava pela eleição de JHC para a Prefeitura de Maceió, a partir do espaço eleitoral aberto pelo prefeito (que foi o mais votado em Maceió para federal) e a a força da gestão. Não passa mais.
Prioridade
A mudança de Maia tem uma explicação. “O momento agora é de focar em Maceió. Não posso deixar que disputas internas atrapalhem a gestão. O prefeito está todo dia na rua trabalhando. A prioridade é cuidar da cidade, resolver 2021 antes de pensar em qualquer outro projeto”, aponta.
Fortalecendo
A postura, avisa Maia, não é apenas dele, mas também do prefeito JHC: “Essa história de que ele é candidato a governador não partiu dele. A nossa decisão é focar no trabalho, unir forças, evitar divisões internas, para dar conta do grande desafio que é administrar nossa cidade”, pondera.
Nova casa
Maia já antecipou que deve mudar de partido. Será, sim, candidato à reeleição, mas vai deixar o DEM. “Serei candidato pelo PSB”, aponta.
Petrobras
Durante uma live realizada pelo jornal Valor Econômico, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a crise no mercado financeiro em razão da troca de comando Petrobras é “fabricada”. O deputado alagoano negou que haja risco de ingerência do presidente Jair Bolsonaro nos preços dos combustíveis e ainda ressaltou que a indicação para a estatal é uma atribuição do presidente da República.
Sem crise
Na última semana, houve reação do mercado e forte queda do valor das ações da empresa. “É uma bolha, não vejo risco para ingerência nos preços, não há espaço para esse tipo de atitude, ainda mais de um governo que tem propostas liberais, liberal reformista. Temos que suplantar com tranquilidade, vai acontecer em um ou dois dias. Não pode ser apenas uma pessoa que entenda de preços (em referência ao presidente da estatal). Além de gerar lucros, a Petrobras tem que cumprir com os objetivos de sua criação”, destacou Lira.
Curso
Para desenvolver o reconhecimento e o fortalecimento da identidade feminina e das características do comportamento empreendedor para criar, manter e expandir negócios, o Sebrae Alagoas irá promover no Mês da Mulher, nos dias 03 e 04 de março, o Curso Mulher Empreendedora via WhatsApp. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
Temas
O curso trará temas como: ‘Fortalecendo a identidade feminina - um olhar sobre o universo feminino; Evolução da condição da mulher e do princípio feminino na história humana’; ‘Cultivando a autoestima - ampliação do autoconhecimento; Aprendendo a cultivar a autoaceitação; O autocuidado e a autoestima no dia a dia’. As inscrições para o Curso Mulher Empreendedora via WhatsApp são gratuitas e podem ser feitas pela Loja Virtual do Sebrae Alagoas.
Mecanização
Dados divulgados pela Conab informam ainda que Alagoas é o estado nordestino com maior número de colhedoras de cana, totalizando 55 máquinas usadas na safra atual 20/21. No ciclo passado, de acordo com a estatal, era 66 máquinas existentes no Estado. Em toda a região, são 137 maquinas espalhadas em apenas sete dos nove estados.
Área
Já no que diz respeito à colheita, segundo estimativas do Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, acredita-se que, atualmente, em Alagoas, a mecanização na colheita da cana deve oscilar entre 40% a 50% da área de canavial.